Como funciona o sistema de ''multas'' e pontos na carteira da F1 - Veja qual o piloto que foi mais penalizado

Assim como no trânsito, dentro das pistas também é necessário seguir várias regras de conduta para evitar acidente e atrapalhar os demais, porém, quando se está correndo há mais de 300km/h, não é fácil muitas vezes manter a cabeça no lugar e pensar no regulamento previsto, por isso, muitas vezes os pilotos e equipes são punidos com penalizações de tempo, posições no grid e até mesmo em dinheiro.

Alguns pilotos, ao longo dos últimos 12 meses, têm se envolvido mais em incidentes que resultaram em punições, e esse prazo de um ano é crucial, pois somente após esse período que os pontos ganhos por algum incidente causado por eles expira e deixa ser um problema. 

O que é usado não é exatamente uma Carteira de Habilitação, mas a Fórmula 1 também exige que seus pilotos estejam habilitados para dirigir em suas corridas, isso é chamado superlicença da FIA. Conforme o regulamento, todos os pilotos, competidores e oficiais que participam do mundial da Fórmula 1 devem possuir uma licença. Ao longo do campeonato, os comissários podem impor pontos de penalidade na Super Licença. Se um piloto acumular 12 pontos de penalização, a sua licença será suspensa durante o período de uma corrida, algo similar ao regime de cartão vermelho no futebol. 

Se a FIA considerar como perigosa alguma atitute de um piloto, serão aplicados pontos na licença desse piloto. Causar uma colisão, ignorar sinalizações de bandeira amarela (perigo), azul (dar passagem ao carro de trás) ou vermelha (corrida interrompida), pilotar sem reduzir em regime de Safety Car ou dentro dos boxes, cortar curvas entre outras dezenas de formas de desrespeitar o regulamento, são muitas regras que os pilotos devem seguir. 

Enfim, quantos pontos os pilotos têm atualmente? Qual está mais ameaçado de ser suspenso do grid? Veja a lista: 


7 PONTOS


Max Verstappen 


Yuki Tsunoda


Lance Stroll



6 PONTOS


Nicholas Latifi



5 PONTOS


Sergio Perez 


Lando Norris 


Fernando Alonso 


Valteri Bottas



3 PONTOS


Esteban Ocon

 


2 PONTOS


Lewis Hamilton 


Daniel Ricciardo


Pierre Gasly 


Alex Albon 


Kevin Magnussen



1 PONTO


George Russel 


Sebastian Vettel 


Zhou Guanyu



0 PONTO


Charles Leclerc


Carlos Sainz


Mick Schumacher



Comentários

Postagens mais visitadas