Quem já acompanha F1 há alguns anos deve se lembrar de pistas que repentinamente saíram do calendário da categoria e que mesmo assim tinham alguma aceitação ou boas memórias dos fãs. Algumas ficaram marcadas por grandes momentos nas corridas, mas que nunca mais receberam algum GP. É fato que não há espaço para todas as boas pistas do mundo no restrito calendário da F1 que atualmente tem 21 provas ao ano (esse já está sendo o recorde histórico da categoria) e que no próximo ano terá algumas mudanças como a entrada do GP do Vietnã e o retorno após 35 anos do GP da Holanda, também a quase certa saída do GP da Espanha e GP do México. Viu, não há espaço para muitos, duas pistas entram e duas saem para o próximo ano.
Na F1, há altos custos para as equipes se locomoverem ao redor do mundo em escalas aéreas entre as corridas e se houvessem mais eventos ainda, os custos ficariam mais caros ainda! Mas como pensar e imaginar não faz mal, vamos relembrar de algumas pistas que já passaram pela F1 e que seria bem legal tê-las de volta ao calendário!
Autódromo de Estoril - GP de Portugal:
Localizado na freguesia portuguesa de Estoril, essa pista foi sede de eventos da F1 entre 1984 e 1996. Nela Ayrton Senna venceu pela primeira vez em 1985, o último vencedor foi Jacques Villeneuve em 1996.
|
Imagem aérea do circuito |
|
Largada do GP de Portugal de 1996, Damon Hill liderava |
Istanbul Park - GP da Turquia:
Localizado na parte asiática da região de Istanbul, o Istambul Park foi palco de corridas da F1 entre 2005 e 2011, teve uma grande aceitação do público da categoria por ter muitas curvas interessantes (principalmente a 8) e muitas diferenças de evelação na pista. Felipe Massa venceu nessa pista por três vezes seguidas (2006,2007,2008), além dele Kimi Raikkonen (2005), Jenson Button (2009), Lewis Hamilton (2010) e Sebastian Vettel (2011) também venceram na pista turca.
|
Sebastian Vettel lidera Nico Rosberg na curva 2, largada do GP da Turquia de 2011 |
Sepang Circuit - GP da Malásia:
Palco de grandes corridas memoráveis, o GP da Malásia no Circuito de Sepang ocorreu entre 1999 e 2017. Em 1999, 2000, 2016 e 2017 essa corrida esteve na parte final da temporada, entre as últimas corridas, e entre 2001 e 2015 mais na parte inicial do campeonato, sempre entre as 4 primeiras etapas da temporada. Sebastian Vettel foi o maior vencedor desde GP (2010, 2011, 2013 e 2015).
|
Max Verstappen venceu a edição final dessa corrida, em 2017
|
GP da Europa e suas diversas pistas:
Uma corrida designada com o nome de ''GP da Europa'' ocorreu por diversas vezes em diversos períodos distintos da F1. Vários circuitos sediaram essa corrida que ocorreu em: Brands Hatch (1983, 1985), Nurburgring (1984, 1995, 1996, 1997 a 2007), Donington Park (1993), Jerez (1994 e 1997), Valência (2008 a 2012) e Baku (2016).
Michael Schumacher foi o maior vencedor desse evento, um total de seis vezes (1994, 1995, 2000, 2001, 2004 e 2006).
|
GP da Europa de 1984 foi em Nurburgring |
|
Ayrton Senna em Brands Hatch, 1985
|
|
Na edição de 1993 em Donigton Park, Senna venceu facilmente
|
|
Damon Hill lidera na largada do GP da Europa de 1994, em Jerez
|
|
Pódio do GP da Europa de 2007 com Fernando Alonso (McLaren), Felipe Massa (Ferrari) e Mark Webber (Red Bull) |
|
Rubens Barrichello (Brawn) venceu a edição de 2009, em Valência
|
|
O Circuito de Rua de Baku foi sede desse GP em 2016, sua última edição, a corrida foi vencida por Nico Rosberg (Mercedes). Atualmente essa pista está no calendário como GP do Azerbaijão. |
Comentários
Postar um comentário