O ano em que a Ferrari virou ''nanica''.
Já começo o texto dizendo que mesmo que nessa temporada que vou citar a Ferrari tenha tido um ano muito abaixo da média, não quer dizer que eles viraram nanicas como equipes que mal se classificavam para as corridas, foi um ano melhor até que o da McLaren em 2015. Conheça esse ano que rendou poucos frutos para o time italiano no post de hoje:
Decepção total:
Decepção total:
Após ter sido campeã em 1979,a Ferrari errou completamente o projeto para 1980, desde seu motor V12, totalmente desatualizado e ultrapassado para os padrões da época onde a maioria das equipes investiam em carros com motor turbo, o seu Chassi, que apesar de ter sido campeão em 75,76 e 77 e 79, também já era antigo e aerodinâmicamente desatualizado. Enquanto isso, Brabham e Williams estavam muito avançadas em novas técnicas aerodinâmicas, quesito esse que a Ferrari nem tinha chegado perto. Os pilotos que tiveram que dirigir esse caminhão eram Gilles Villeneuve e Jody Scheckter.
A temporada:
A temporada já começou ruim, no GP da Argentina os dois carros quebraram e nas três corridas seguintes só vieram problemas novamente, quebras e mais quebras que me lembram até o GP2 Engine. No GP da África do Sul enfim viria alguma alegria para os italianos; Scheckter terminou em quinto, Villeneuve quebrou novamente. No GP da Bélgica, o canadense ficou em 6° e garantiu um ponto, em Mônaco também somaria um ponto. Depois disso Gilles pontuou novamente em Silverstone e no Canadá, com um quinto lugar.
Scheckter, então atual campeão somou apenas dois pontos em toda temporada, Villeneuve que era o atual vice fez sete pontos.
Após ser campeã de pilotos e construtores no ano anterior e fazer dobradinha no campeonato, a Ferrari em 1980 amargou oito pontos e o 10° lugar no mundial de construtores, o pior desempenho da equipe em toda história do mundial de construtores, disputado desde 1958.
![]() |
Ficaram atrás da Copersucar também, que aliás, fez uma ótima temporada. |
No sistema atual de pontuação:
Scheckter: 19 pontos
Villeneuve: 45 pontos
Contrutores: 64 pontos
Desempenho equivalente ao da Toro Rosso ou da Lotus na temporada atual, dando ao meu ver que nanica não chegou a ser, mas pelo tamanho da Ferrari e toda sua história, isso foi realmente muito pouco.
Clique aqui para: Curtir-Nos no Facebook! Ler outros textos do blog |
Valeu!
Comentários
Postar um comentário