Questor Grand Prix, América X Europa. Quem levou a melhor?
Nos anos 1960 e 1970, as categorias máximas do automobilismo europeu e americano batiam de frente, os americanos queriam mostrar que sabiam tanto de construir carros de corrida quanto os engenheiros do outro lado do oceano, então em 1971 uma competição foi feita para por em prova quem era melhor no Ontário Motor Speedway. Quem será que ganhou essa? Descubra tudo isso no post de hoje, vamos lá, está dada a largada para mais um post:
De início:
Era considerada uma corrida extra-campeonato, O objetivo deste evento automobilístico foi ver os melhores pilotos e carros americanos da F-Indy da época enfrentando frente a frente os pilotos e carros da F-1 num circuito misto, com partes de pista oval, num total de 3,194 milhas de extensão/volta. Os americanos correram com carros da antiga Fórmula A.
Sessão de Qualificação:
1° bateria de provas:
Nessa 1°corrida, a largada era estilo Indy e era em movimento, os resultados foram:
1 Mario Andretti Ferrari 312B
2 Jackie Stewart Tyrrell-Cosworth 001
3 Jo Siffert BRM P160
4 Denny Hulme McLaren-Cosworth M19A
5 Jacky Ickx Ferrari 312B
6 Chris Amon Matra MS120
7 Tim Schenken Brabham-Ford BT42
8 Howden Ganley BRM P155
9 Mark Donohue Lola-Chevrolet T192
10 Ron Grable Lola-Chevrolet T190
11 Peter Gethin McLaren-Cosworth M14A
12 Bobby Unser Lola-Chevrolet T190
13 Derek Bell March-Ford 701
14 Lou Sell Lola-Chevrolet T192
Não terminaram a prova:
15 John Cannon March-Cosworth 701
16 Ronnie Peterson March-Cosworth 711
17 Emerson Fittipaldi Lotus-Cosworth 72
18 Pedro Rodriguez BRM P160
19 Reine Wisell Lotus-Cosworth 72
20 Swede Savage Eagle-Plymouth
21 Graham Hill Brabham-Cosworth BT34
22 Henri Pescarolo March-Cosworth 711
23 Al Unser Lola-Chevrolet T192
24 Tony Adamowicz Lola-Chevrolet T190
25 Gus Hutchison ASD-Chevrolet American
26 Sam Posey Surtees-Chevrolet TS8
27 Bob Bondurant Lola-Chevrolet T192
28 Peter Revson Surtees-Chevrolet TS8
29 A.J.Foyt McLaren-Chevrolet M10B
30 George Follmer Lotus-Boss 70
2° bateria:
Os pilotos largaram da mesma posição que terminaram a 1ª bateria, no estilo F1, com o Grid parado, os resultados foram:
1 Mario Andretti Ferrari 312B
2 Jackie Stewart Tyrrell-Cosworth 001
3 Chris Amon Matra MS120
4 Pedro Rodriguez BRM P160
5 Denny Hulme McLaren-Cosworth M19A
6 Tim Schenken Brabham-Cosworth BT33
7 Ron Grable Lola-Chevrolet T190
8 Peter Gethin McLaren-Cosworth M14A
9 John Cannon March-Cosworth 701
10 Tony Adamowicz Lola-Chevrolet T190
11 Howden Ganley BRM P155
12 Lou Sell Lola-Chevrolet T192
13 Jo Siffert BRM P160
14 Gus Hutchison ASD-Chevrolet American
15 Henri Pescarolo March-Cosworth 711
16 Ronnie Peterson March-Cosworth 711
Agregado:
1 Mario Andretti Ferrari 312B
2 Jackie Stewart Tyrrell-Cosworth 001
3 Denny Hulme McLaren-Cosworth M19A
4 Chris Amon Matra MS120
5 Tim Schenken Brabham-Cosworth BT33
6 Jo Siffert BRM P160
7 Ron Grable Lola-Chevrolet T190
8 Peter Gethin McLaren-Cosworth M14A
9 Howden Ganley BRM P155
10 Pedro Rodriguez BRM P160
11 Jacky Ickx Ferrari 312B
12 John Cannon March-Cosworth 701
13 Lou Sell Lola-Chevrolet T192
14 Mark Donohue Lola-Chevrolet T192
15 Derek Bell March-Ford 701
16 Bobby Unser Lola-Chevrolet T190
17 Tony Adamowicz Lola-Chevrolet T190
18 Ronnie Peterson March-Cosworth 711
19 Gus Hutchison ASD-Chevrolet American
20 Henri Pescarolo March-Cosworth 711
21 Emerson Fittipaldi Lotus-Cosworth 72
22 Sam Posey Surtees-Chevrolet TS8
23 Bob Bondurant Lola-Chevrolet T192
24 Peter Revson Surtees-Chevrolet TS8
25 Swede Savage Eagle-Plymouth
26 Graham Hill Brabham-Cosworth BT34
27 Reine Wisell Lotus-Cosworth 72
Quem levou a melhor?
''Com o andar dos treinos, era notável a diferença dos F1, eles eram bem mais rápidos que os F5000, mas existia ai um porem. Os carros da F1 não foram projetados para andar em ovais e suportar as pressões um 'banking', não era fácil. Vários carros da F1 estavam com problemas, o mais afetados foram as BRM P160, que tiveram uma rachadura na suspensão traseira.
Na batalha de dois mundos, os carros da F1 dominaram, mas, por ironia do destino, quem venceu foi um americano.
Depois da dessa corrida, o Ontário Motor Speedway se tornou como um elefante branco, não recebia grandes competições. O máximo que sediava eram provas da USAC, mas isso só durou até 80, depois disso, o autódromo foi praticamente abandonado.''
Trecho retirado de: http://f1nostalgia.blogspot.com.br/2008/11/fora-de-srie-questor-race-71.html
De início:
Era considerada uma corrida extra-campeonato, O objetivo deste evento automobilístico foi ver os melhores pilotos e carros americanos da F-Indy da época enfrentando frente a frente os pilotos e carros da F-1 num circuito misto, com partes de pista oval, num total de 3,194 milhas de extensão/volta. Os americanos correram com carros da antiga Fórmula A.
Os pilotos:
Número (Carro) | Piloto | Carro | Motor |
---|---|---|---|
02 | Emerson Fittipaldi | Lotus 72 | Cosworth |
03 | Reine Wisell | Lotus 72 | Cosworth |
04 | Jacky Ickx | Ferrari 312B | Ferrari |
05 | Mario Andretti | Ferrari 312B | Ferrari |
06 | Denny Hulme | McLaren M19A | Cosworth |
07 | Peter Gethin | McLaren M14A | Cosworth |
08 | Jackie Stewart | Tyrrell 001 | Cosworth |
10 | Chris Amon | Matra MS120 | Cosworth |
12 | Pedro Rodríguez | BRM P160 | BRM |
14 | Jo Siffert | BRM P160 | BRM |
15 | Howden Ganley | BRM P155 | BRM |
17 | Derek Bell | March 701 | Ford |
18 | Henri Pescarolo | March 711 | Cosworth |
19 | Graham Hill | Brabham BT34 | Cosworth |
20 | Tim Schenken | Brabham BT42 | Ford |
21 | Ronnie Peterson | March 711 | Cosworth |
25 | John Cannon | March 701 | Cosworth |
26 | Mark Donohue | Lola T192 | Chevrolet |
27 | George Follmer | Lotus 70 | Boss |
28 | A.J. Foyt | McLaren M10B | Chevrolet |
29 | Ron Grable | Lola T190 | Chevrolet |
30 | Sam Posey | Surtees TS8 | Chevrolet |
31 | Peter Revson | Surtees TS8 | Chevrolet |
32 | Swede Savage | Eagle | Plymouth |
33 | Al Unser | Lola T192 | Chevrolet |
34 | Tony Adamowicz | Lola T190 | Chevrolet |
36 | Gus Hutchison | ASD American | Chevrolet |
37 | Lou Sell | Lola T192 | Chevrolet |
38 | Bobby Unser | Lola T190 | Chevrolet |
39 | Bob Bondurant | Lola T192 | Chevrolet |
Em baterias de tempo, os carros da Fórmula 1 dominaram completamente os tempos, o F-5000 mais rápido ficou com o 7° melhor tempo.
Posição | Número (Carro) | Piloto | Carro /Motor | Tempo | Diferença para o 1° | Velocidade Média (Km/h) |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | 8 | Jackie Stewart | Tyrrell / Cosworth | 1'41.257 | 182.778 | |
2 | 10 | Chris Amon | Matra / Cosworth | 1'41.275 | 0.018 | 182.746 |
3 | 4 | Jacky Ickx | Ferrari / Ferrari | 1'41.531 | 0.274 | 182.285 |
4 | 6 | Denny Hulme | McLaren / Cosworth | 1'42.458 | 1.201 | 180.636 |
5 | 12 | Pedro Rodríguez | BRM / BRM | 1'42.473 | 1.216 | 180.610 |
6 | 19 | Graham Hill | Brabham / Cosworth | 1'42.763 | 1.506 | 180.100 |
7 | 26 | Mark Donohue | Lola / Chevrolet | 1'43.211 | 1.954 | 179.318 |
8 | 14 | Jo Siffert | BRM / BRM | 1'43.350 | 2.093 | 179.077 |
9 | 2 | Emerson Fittipaldi | Lotus / Cosworth | 1'43.358 | 2.101 | 179.063 |
10 | 27 | George Follmer | Lotus / Boss | 1'43.474 | 2.217 | 178.862 |
11 | 3 | Reine Wisell | Lotus / Cosworth | 1'43.535 | 2.278 | 178.757 |
12 | 5 | Mario Andretti | Ferrari / Ferrari | 1'43.542 | 2.285 | 178.745 |
13 | 18 | Henri Pescarolo | March / Cosworth | 1'43.709 | 2.452 | 178.457 |
14 | 20 | Tim Schenken | Brabham / Ford | 1'43.772 | 2.515 | 178.349 |
15 | 30 | Sam Posey | Surtees / Chevrolet | 1'44.128 | 2.871 | 177.739 |
16 | 25 | John Cannon | March / Cosworth | 1'44.231 | 2.974 | 177.563 |
17 | 21 | Ronnie Peterson | March / Cosworth | 1'44.360 | 3.103 | 177.344 |
18 | 15 | Howden Ganley | BRM / BRM | 1'44.739 | 3.482 | 176.702 |
19 | 17 | Derek Bell | March / Ford | 1'45.397 | 4.140 | 175.599 |
20 | 7 | Peter Gethin | McLaren / Cosworth | 1'45.310 | 4.053 | 175.744 |
21 | 39 | Bob Bondurant | Lola / Chevrolet | 1'45.528 | 4.271 | 175.381 |
22 | 31 | Peter Revson | Surtees / Chevrolet | 1'45.668 | 4.411 | 175.149 |
23 | 34 | Tony Adamowicz | Lola / Chevrolet | 1'47.831 | 6.574 | 171.635 |
24 | 33 | Al Unser | Lola / Chevrolet | 1'48.172 | 6.915 | 171.094 |
25 | 38 | Bobby Unser | Lola / Chevrolet | 1'48.512 | 7.255 | 170.558 |
26 | 36 | Gus Hutchison | ASD / Chevrolet | 1'50.954 | 9.697 | 166.804 |
27 | 32 | Swede Savage | Eagle / Plymouth | 1'47.269 | 6.012 | 172.534 |
28 | 28 | A.J. Foyt | McLaren / Chevrolet | 1'54.468 | 13.211 | 161.684 |
1° bateria de provas:
Nessa 1°corrida, a largada era estilo Indy e era em movimento, os resultados foram:
1 Mario Andretti Ferrari 312B
2 Jackie Stewart Tyrrell-Cosworth 001
3 Jo Siffert BRM P160
4 Denny Hulme McLaren-Cosworth M19A
5 Jacky Ickx Ferrari 312B
6 Chris Amon Matra MS120
7 Tim Schenken Brabham-Ford BT42
8 Howden Ganley BRM P155
9 Mark Donohue Lola-Chevrolet T192
10 Ron Grable Lola-Chevrolet T190
11 Peter Gethin McLaren-Cosworth M14A
12 Bobby Unser Lola-Chevrolet T190
13 Derek Bell March-Ford 701
14 Lou Sell Lola-Chevrolet T192
Não terminaram a prova:
15 John Cannon March-Cosworth 701
16 Ronnie Peterson March-Cosworth 711
17 Emerson Fittipaldi Lotus-Cosworth 72
18 Pedro Rodriguez BRM P160
19 Reine Wisell Lotus-Cosworth 72
20 Swede Savage Eagle-Plymouth
21 Graham Hill Brabham-Cosworth BT34
22 Henri Pescarolo March-Cosworth 711
23 Al Unser Lola-Chevrolet T192
24 Tony Adamowicz Lola-Chevrolet T190
25 Gus Hutchison ASD-Chevrolet American
26 Sam Posey Surtees-Chevrolet TS8
27 Bob Bondurant Lola-Chevrolet T192
28 Peter Revson Surtees-Chevrolet TS8
29 A.J.Foyt McLaren-Chevrolet M10B
30 George Follmer Lotus-Boss 70
2° bateria:
Os pilotos largaram da mesma posição que terminaram a 1ª bateria, no estilo F1, com o Grid parado, os resultados foram:
1 Mario Andretti Ferrari 312B
2 Jackie Stewart Tyrrell-Cosworth 001
3 Chris Amon Matra MS120
4 Pedro Rodriguez BRM P160
5 Denny Hulme McLaren-Cosworth M19A
6 Tim Schenken Brabham-Cosworth BT33
7 Ron Grable Lola-Chevrolet T190
8 Peter Gethin McLaren-Cosworth M14A
9 John Cannon March-Cosworth 701
10 Tony Adamowicz Lola-Chevrolet T190
11 Howden Ganley BRM P155
12 Lou Sell Lola-Chevrolet T192
13 Jo Siffert BRM P160
14 Gus Hutchison ASD-Chevrolet American
15 Henri Pescarolo March-Cosworth 711
16 Ronnie Peterson March-Cosworth 711
Agregado:
1 Mario Andretti Ferrari 312B
2 Jackie Stewart Tyrrell-Cosworth 001
3 Denny Hulme McLaren-Cosworth M19A
4 Chris Amon Matra MS120
5 Tim Schenken Brabham-Cosworth BT33
6 Jo Siffert BRM P160
7 Ron Grable Lola-Chevrolet T190
8 Peter Gethin McLaren-Cosworth M14A
9 Howden Ganley BRM P155
10 Pedro Rodriguez BRM P160
11 Jacky Ickx Ferrari 312B
12 John Cannon March-Cosworth 701
13 Lou Sell Lola-Chevrolet T192
14 Mark Donohue Lola-Chevrolet T192
15 Derek Bell March-Ford 701
16 Bobby Unser Lola-Chevrolet T190
17 Tony Adamowicz Lola-Chevrolet T190
18 Ronnie Peterson March-Cosworth 711
19 Gus Hutchison ASD-Chevrolet American
20 Henri Pescarolo March-Cosworth 711
21 Emerson Fittipaldi Lotus-Cosworth 72
22 Sam Posey Surtees-Chevrolet TS8
23 Bob Bondurant Lola-Chevrolet T192
24 Peter Revson Surtees-Chevrolet TS8
25 Swede Savage Eagle-Plymouth
26 Graham Hill Brabham-Cosworth BT34
27 Reine Wisell Lotus-Cosworth 72
Quem levou a melhor?
''Com o andar dos treinos, era notável a diferença dos F1, eles eram bem mais rápidos que os F5000, mas existia ai um porem. Os carros da F1 não foram projetados para andar em ovais e suportar as pressões um 'banking', não era fácil. Vários carros da F1 estavam com problemas, o mais afetados foram as BRM P160, que tiveram uma rachadura na suspensão traseira.
Na batalha de dois mundos, os carros da F1 dominaram, mas, por ironia do destino, quem venceu foi um americano.
Depois da dessa corrida, o Ontário Motor Speedway se tornou como um elefante branco, não recebia grandes competições. O máximo que sediava eram provas da USAC, mas isso só durou até 80, depois disso, o autódromo foi praticamente abandonado.''
Trecho retirado de: http://f1nostalgia.blogspot.com.br/2008/11/fora-de-srie-questor-race-71.html
Jackie Stewart e sua Tyrrel. |
Clique aqui para: Curtir-Nos no Facebook! Ler outros textos do blog |
Valeu!
Comentários
Postar um comentário