Questor Grand Prix, América X Europa. Quem levou a melhor?

Nos anos 1960 e 1970, as categorias máximas do automobilismo europeu e americano batiam de frente, os americanos queriam mostrar que sabiam tanto de construir carros de corrida quanto os engenheiros do outro lado do oceano, então em 1971 uma competição foi feita para por em prova quem era melhor no Ontário Motor Speedway. Quem será que ganhou essa? Descubra tudo isso no post de hoje, vamos lá, está dada a largada para mais um post:

                                                               
                                                                         



                                                                         









                                                                                                                                        De início:



Era considerada uma corrida extra-campeonato, O objetivo deste evento automobilístico foi ver os melhores pilotos e carros americanos da F-Indy da época enfrentando frente a frente os pilotos e carros da F-1 num circuito misto, com partes de pista oval, num total de 3,194 milhas de extensão/volta. Os americanos correram com carros da antiga Fórmula A.

                                                                                 


Os pilotos:

Número
(Carro)
PilotoCarroMotor
02Emerson FittipaldiLotus 72Cosworth
03Reine WisellLotus 72Cosworth
04Jacky IckxFerrari 312BFerrari
05Mario AndrettiFerrari 312BFerrari
06Denny HulmeMcLaren M19ACosworth
07Peter GethinMcLaren M14ACosworth
08Jackie StewartTyrrell 001Cosworth
10Chris AmonMatra MS120Cosworth
12Pedro RodríguezBRM P160BRM
14Jo SiffertBRM P160BRM
15Howden GanleyBRM P155BRM
17Derek BellMarch 701Ford
18Henri PescaroloMarch 711Cosworth
19Graham HillBrabham BT34Cosworth
20Tim SchenkenBrabham BT42Ford
21Ronnie PetersonMarch 711Cosworth
25John CannonMarch 701Cosworth
26Mark DonohueLola T192Chevrolet
27George FollmerLotus 70Boss
28A.J. FoytMcLaren M10BChevrolet
29Ron GrableLola T190Chevrolet
30Sam PoseySurtees TS8Chevrolet
31Peter RevsonSurtees TS8Chevrolet
32Swede SavageEaglePlymouth
33Al UnserLola T192Chevrolet
34Tony AdamowiczLola T190Chevrolet
36Gus HutchisonASD AmericanChevrolet
37Lou SellLola T192Chevrolet
38Bobby UnserLola T190Chevrolet
39Bob BondurantLola T192Chevrolet
                                                                         Sessão de Qualificação: 


Em baterias de tempo, os carros da Fórmula 1 dominaram completamente os tempos, o F-5000 mais rápido ficou com o 7° melhor tempo.


PosiçãoNúmero
(Carro)
PilotoCarro /MotorTempoDiferença
para o 1°
Velocidade
Média (Km/h)
18Jackie StewartTyrrell / Cosworth1'41.257182.778
210Chris AmonMatra / Cosworth1'41.2750.018182.746
34Jacky IckxFerrari / Ferrari1'41.5310.274182.285
46Denny HulmeMcLaren / Cosworth1'42.4581.201180.636
512Pedro RodríguezBRM / BRM1'42.4731.216180.610
619Graham HillBrabham / Cosworth1'42.7631.506180.100
726Mark DonohueLola / Chevrolet1'43.2111.954179.318
814Jo SiffertBRM / BRM1'43.3502.093179.077
92Emerson FittipaldiLotus / Cosworth1'43.3582.101179.063
1027George FollmerLotus / Boss1'43.4742.217178.862
113Reine WisellLotus / Cosworth1'43.5352.278178.757
125Mario AndrettiFerrari / Ferrari1'43.5422.285178.745
1318Henri PescaroloMarch / Cosworth1'43.7092.452178.457
1420Tim SchenkenBrabham / Ford1'43.7722.515178.349
1530Sam PoseySurtees / Chevrolet1'44.1282.871177.739
1625John CannonMarch / Cosworth1'44.2312.974177.563
1721Ronnie PetersonMarch / Cosworth1'44.3603.103177.344
1815Howden GanleyBRM / BRM1'44.7393.482176.702
1917Derek BellMarch / Ford1'45.3974.140175.599
207Peter GethinMcLaren / Cosworth1'45.3104.053175.744
2139Bob BondurantLola / Chevrolet1'45.5284.271175.381
2231Peter RevsonSurtees / Chevrolet1'45.6684.411175.149
2334Tony AdamowiczLola / Chevrolet1'47.8316.574171.635
2433Al UnserLola / Chevrolet1'48.1726.915171.094
2538Bobby UnserLola / Chevrolet1'48.5127.255170.558
2636Gus HutchisonASD / Chevrolet1'50.9549.697166.804
2732Swede SavageEagle / Plymouth1'47.2696.012172.534
2828A.J. FoytMcLaren / Chevrolet1'54.46813.211161.684

                                                                       1° bateria de provas:


Nessa 1°corrida, a largada era estilo Indy e era em movimento, os resultados foram:

1 Mario Andretti Ferrari 312B 
2 Jackie Stewart Tyrrell-Cosworth 001
3 Jo Siffert BRM P160 
4 Denny Hulme McLaren-Cosworth M19A 
5 Jacky Ickx Ferrari 312B 
6 Chris Amon Matra MS120 
7 Tim Schenken Brabham-Ford BT42
8 Howden Ganley BRM P155
9 Mark Donohue Lola-Chevrolet T192
10 Ron Grable Lola-Chevrolet T190
11 Peter Gethin McLaren-Cosworth M14A
12 Bobby Unser Lola-Chevrolet T190
13 Derek Bell March-Ford 701
14 Lou Sell Lola-Chevrolet T192


Não terminaram a prova:
15 John Cannon March-Cosworth 701
16 Ronnie Peterson March-Cosworth 711
17 Emerson Fittipaldi Lotus-Cosworth 72
18 Pedro Rodriguez BRM P160
19 Reine Wisell Lotus-Cosworth 72
20 Swede Savage Eagle-Plymouth
21 Graham Hill Brabham-Cosworth BT34 
22 Henri Pescarolo March-Cosworth 711
23 Al Unser Lola-Chevrolet T192
24 Tony Adamowicz Lola-Chevrolet T190
25 Gus Hutchison ASD-Chevrolet American
26 Sam Posey Surtees-Chevrolet TS8
27 Bob Bondurant Lola-Chevrolet T192
28 Peter Revson Surtees-Chevrolet TS8
29 A.J.Foyt McLaren-Chevrolet M10B
30 George Follmer Lotus-Boss 70

                                                                         2° bateria:

Os pilotos largaram da mesma posição que terminaram a 1ª bateria, no estilo F1, com o Grid parado, os resultados foram:

1 Mario Andretti Ferrari 312B 
2 Jackie Stewart Tyrrell-Cosworth 001 
3 Chris Amon Matra MS120 
4 Pedro Rodriguez BRM P160 
5 Denny Hulme McLaren-Cosworth M19A 
6 Tim Schenken Brabham-Cosworth BT33 
7 Ron Grable Lola-Chevrolet T190
8 Peter Gethin McLaren-Cosworth M14A 
9 John Cannon March-Cosworth 701
10 Tony Adamowicz Lola-Chevrolet T190
11 Howden Ganley BRM P155
12 Lou Sell Lola-Chevrolet T192
13 Jo Siffert BRM P160
14 Gus Hutchison ASD-Chevrolet American
15 Henri Pescarolo March-Cosworth 711
16 Ronnie Peterson March-Cosworth 711



                                                                              Agregado:


1 Mario Andretti Ferrari 312B 
2 Jackie Stewart Tyrrell-Cosworth 001 
3 Denny Hulme McLaren-Cosworth M19A 
4 Chris Amon Matra MS120 
5 Tim Schenken Brabham-Cosworth BT33 
6 Jo Siffert BRM P160 
7 Ron Grable Lola-Chevrolet T190
8 Peter Gethin McLaren-Cosworth M14A
9 Howden Ganley BRM P155
10 Pedro Rodriguez BRM P160
11 Jacky Ickx Ferrari 312B 
12 John Cannon March-Cosworth 701
13 Lou Sell Lola-Chevrolet T192
14 Mark Donohue Lola-Chevrolet T192
15 Derek Bell March-Ford 701
16 Bobby Unser Lola-Chevrolet T190
17 Tony Adamowicz Lola-Chevrolet T190
18 Ronnie Peterson March-Cosworth 711
19 Gus Hutchison ASD-Chevrolet American
20 Henri Pescarolo March-Cosworth 711
21 Emerson Fittipaldi Lotus-Cosworth 72 
22 Sam Posey Surtees-Chevrolet TS8
23 Bob Bondurant Lola-Chevrolet T192
24 Peter Revson Surtees-Chevrolet TS8
25 Swede Savage Eagle-Plymouth
26 Graham Hill Brabham-Cosworth BT34 
27 Reine Wisell Lotus-Cosworth 72 




                                                                        Quem levou a melhor?


''Com o andar dos treinos, era notável a diferença dos F1, eles eram bem mais rápidos que os F5000, mas existia ai um porem. Os carros da F1 não foram projetados para andar em ovais e suportar as pressões um 'banking', não era fácil. Vários carros da F1 estavam com problemas, o mais afetados foram as BRM P160, que tiveram uma rachadura na suspensão traseira.
Na batalha de dois mundos, os carros da F1 dominaram, mas, por ironia do destino, quem venceu foi um americano.
Depois da dessa corrida, o Ontário Motor Speedway se tornou como um elefante branco, não recebia grandes competições. O máximo que sediava eram provas da USAC, mas isso só durou até 80, depois disso, o autódromo foi praticamente abandonado.''

Trecho retirado de: http://f1nostalgia.blogspot.com.br/2008/11/fora-de-srie-questor-race-71.html


Jackie Stewart e sua Tyrrel.






  Clique aqui para: 
Curtir-Nos no Facebook!

Ler outros textos do blog


Valeu!
                                                                   

Comentários

Postagens mais visitadas