Avus,o mais colossal e perigoso autódromo da história
Carros na chicane do circuito em 1959 |
Hitler investia na Mercedes para mostrar que a superioridade alemã também estava no automobilismo.
A primeira configuração tinha 19,5 Km
Em 1951 foi reduzida a 8,5
em 1989 para 4,8
em 1992 para 2,6
Durante muitos anos,Avus era a pista mais rápida do mundo,pois com uma reta tão grande,mesmo nos anos 30,os carros atingiam quase 300 km/h,além de ter uma curva de inclinação 43°,ou seja a maior do mundo,pois para ter uma ideia a inclinação de Indianópolis é 11° e de Daytona é de 31°,era muito inclinado e perigoso!
Construção da ''Suden Kurve'' |
visualmente vemos que os carros alemães tinham mais tecnologia |
GP da Alemanha 1959:
Esta foi a única prova oficial do GP da Alemanha no mundial de Fórmula 1,já sendo disputado na pista de 8,5 KM e uma chicane, o Vencedor foi o inglês Tony Brooks com 2:21:15 horas de prova,seguido no pódio por Ruy Salvadori e Mauricie Tritignant.A volta mais rápida foi de 2:05:900,marcada por Tony brooks.
Largada |
Tempos Atuais:
Hoje as curvas de 43° de inclinação nos existem mais,o traçado é a "Auto-Bahn E51",via da cidade de Berlim,sua famosa torre de controle hoje é um Motel com temas de automobilismo,mas ainda há resquícios da ''Nord kurve",curva final do circuito,próximo à linha de chegada.
Motel Avus |
Auto bahn E51 |
Bem,um dia ainda quero ir pessoalmente lá!
Comentários
Postar um comentário