Charles Leclerc: o piloto que não conhece a sorte

Quando a temporada 2022 da Fórmula 1 começou, tudo parecia estar excelente para Scuderia Ferrari e para o seus pilotos. A equipe veio com um carro muito forte na primeira etapa, marcando uma dobradinha e ainda por cima contando com problemas da equipe adversária Red Bull que parecia estar bem desequilibrada naquele momento. Porém, tudo aquilo que estava parecendo acontecer no início da temporada e inclusive foi escrito aqui no Curva Curva após o GP do Bahrein, primeira etapa do ano, foi por água abaixo. A Ferrari parecia demonstrar ser a equipe que tinha potencial para dominar todo o ano de 2022 na Fórmula 1, mas isso já se tornou passado.

A realidade foi outra, bem outra: estamos na metade do ano de 2022 e metade da temporada da Fórmula 1 deste ano já passou. Ao contrário do que se esperava lá no início a Ferrari não está tão forte assim e quem mais se prejudica com isso são seus pilotos, principalmente Charles Leclerc, vice-líder do campeonato atualmente. Entretanto, esse status de vice-líder no campeonato para Leclerc o incomoda muito, pois ele bem sabe que poderia ser líder do campeonato se não fossem os erros cometidos pela equipe e por ele também. Mostrando que abandonar corridas tem se tornado um péssimo hábito para o piloto monegasco.

Quantos potenciais pontos Leclerc deixou de ter já esse ano? Vamos aos números: 

A perda de pontos começa no Grande Prêmio da Emilia Romagna no mês de abril: Leclerc era o 3º colocado naquela corrida e potencialmente iria marcar 15 pontos, porém errou sozinho na curva 14 e perdeu diversas posições, ainda conseguindo terminar em 6º e somar 8 pontos, 7 pontos a menos do que ele poderia ter.

Três semanas depois, a decepção só aumentou quando Leclerc enquanto liderava com folga o Grande Prêmio da Espanha teve seu carro dando adeus à prova na volta 31 quando repentinamene seu motor estourou.

Na corrida seguinte, o Grande Prêmio de Mônaco, Leclerc tinha sido o pole position e liderava a prova, quando a equipe errou na estratégia de pitstop com seus pilotos, fazendo Charles perder a chance de marcar mais 25 pontos, o jogando para a 4º posição o fazendo marcar 12 pontos.

O pesadelo do piloto da Ferrari ainda estava longe de acabar, na corrida seguinte, o Grande Prêmio do Azerbaijão, novamente, o mesmo caso da corrida na Espanha: Leclerc liderava a corrida quando mais uma vez o motor da Ferrari quebra e obriga ele a abandonar a corrida. Mais 25 pontos jogados fora. 

E para encerrar, pelo menos por enquanto a saga de problemas de Charles Leclerc, quando não é a equipe, é ele mesmo quem tem feito uma auto-sabotagem. No último domingo, durante o Grande Prêmio da França, Leclerc novamente liderando sozinho e dessa vez sem o motor Ferrari dar problemas, arrumou um jeito dele mesmo criar problemas para si: Perdeu o carro sozinho e bateu, abandonando imediatamente aquela corrida. 

Maré de azar ou incompetência dele e da equipe? Pode ser que sejam as duas coisas que têm acontecido. O que interessa na prática é que Charles Leclerc já desperdiçou potenciais 90 pontos no campeonato, o que poderia fazê-lo sair dos 170 pontos atuais para 260 pontos, o que tornaria o piloto líder do campeonato, estando 37 pontos à frente de Max Verstappen, que atualmente tem 233 pontos. 

A má fase da Ferrari e de Leclerc irão passar? Haverá muito trabalho para ser feito. A chance de iniciar uma redenção acontecerá no dia 31/07 no Grande Prêmio da Hungria.

Comentários

Postagens mais visitadas