Red Bull x Ferrari: Quem é melhor em 2022?

A temporada teve apenas duas etapas até agora e já deu para vermos quem são as forças dominantes do Grid: Ferrari e Red Bull. Mas quem será que ao término da temporada após as seguintes 21 corridas vai ter tido mais qualidades e desempenho para se sagrar campeã de construtores? A Ferrari vem com um grande carro e motor, grandes pilotos e um trabalho de equipe impecável, a Red Bull tem ao seu favor o atual campeão Max Verstappen e o poderoso carro projetado pelo já bem conhecido Adrian Newey.


Apesar de ter Max Verstappen vencendo em Jeddah, a Ferrari tem bons motivos para comemorar o resultado na última etapa. A equipe italiana tem uma vantagem confortável no mundial de construtores. A escuderia austríaca, porém, mostrou sua força no circuito saudita e promete acirrar essa disputa.

E além do mais, para alívio dos Ferraristas, a Red Bull enfrentou problemas no GP do Bahrein, quando seus dois pilotos abandonaram e a Alpha Tauri de Pierre Gasly também teve problemas. Na Arábia Saudita, a equipe se recuperou, porém, a AlphaTauri, equipe que também usa motores Red Bull, voltou a enfrentar dificuldades: Yuki Tsunoda nem conseguiu largar no GP.


Mas qual a vantagem que a Red Bull tem ao seu favor? Em reta o melhor motor é o da Red Bull. O motor da Ferrari também é ótimo neste quesito mas fica um pouco para trás e já mostrou que sua especialidade são as reacelerações, entregando um desempenho melhor nas saídas de curvas. Porém em uma pista como a da Arábia Saudita,  Verstappen conquistou a ultrapassagem e Leclerc não conseguiu mais se aproximar. A Ferrari tem o carro mais completo e equilibrado, mas perde para Red Bull em retas e isso dificulta muito o uso efetivo do DRS. O motor da Red Bull em velocidade final está sendo o melhor com folga; em Jeddah, as maiores velocidades finais alcançadas foram deles, com 335km/h por Sergio Perez e 334km/h por Max Verstappen. Enquanto isso, ambas as Ferraris conseguiram atingir 327km/h de velocidade máxima. 


Fórmula 1 não é corrida de Dragster, não é só velocidade final que conta, porém, em alguns momentos pode ser decisivo. Mesmo sendo apenas 7km/h de diferença entre a velociade de cada equipe, volta a volta e reta a reta, essa distância vai matematicamente aumentando e na F1 cada milésimo de segundo conta. 


O bom desempenho da Ferrari neste início de temporada não é por acaso. A equipe de Maranello pode ter perdido a corrida do último fim de semana, mas já tem quatro pódios em duas corridas, confirmando a força mostrada desde a pré-temporada.


No programa Bate Papo Curva a Curva desta última terça-feira (29), falamos sobre esta disputa e analisamos o possível cenário para o campeonato, confira abaixo:



Enfim, podemos afirmar por enquanto que será uma temporada épica e decidida por detalhes, a Ferrari tem um carro aerodinamicamente melhor e com mais confiabilidade, a Red Bull tem um motor melhor e um carro melhor em retas e cada corrida que virá vai mostrar uma nova face nessa batalha pelo título de pilotos e construtores em 2022.





Comentários

Postagens mais visitadas