A história da Toyota na F1 (2005 e 2006)

2005: Ano do primeiro pódio da equipe

Trulli que veio da Renault no final de 2004 é mantido, mas, a equipe passou a contar com um piloto experiente até com vitória na Fórmula 1, este piloto é Ralf Schumacher. Na primeira corrida da Temporada, a Toyota não pontuou, tendo seus pilotos terminado na nona (Trulli) e na décima segunda colocação (Ralf Schumacher). Já na segunda corrida, na Malásia, a situação melhorou: Trulli terminou em segundo, conquistando o primeiro pódio da equipe e Ralf Schumacher terminando em quinto. 
Na corrida seguinte, o GP do Bahrein, Trulli repetiu o feito e completou a corrida na segunda colocação e Ralf  na quarta colocação. Já na etapa de San Marino, Trulli terminou em sétimo, mas graças as desclassificações de Jenson Button e Takuma Sato (ambos da BAR-Honda), subiu para quinta colocação, fazendo os pontos da Toyota naquela corrida. Já no GP da Espanha, Trulli volta a subir no pódio, terminando em terceiro, seu companheiro de equipe, Ralf Schumacher terminou em quarto naquela corrida. Em Mônaco a Toyota pontuou com Ralf Schumacher terminando em sexto. A equipe foi pontuando nas etapas posteriores, até que no polêmico GP dos EUA de 2005, onde Jarno Trulli conseguiu a pole, mas a equipe não participou daquela corrida onde só os seis carros, que usavam pneus Bridgestone participaram. A Toyota não participou daquela corrida pois seus pneus, assim como os pneus da maioria daquele grid (Michelin) não eram muito seguros na última curva daquele circuito, feita em alta velocidade e numa inclinação não habitual para aquela velocidade na F1. Na corrida seguinte na França, a Toyota pontuou com ambos os carros, tendo Trulli terminando em quinto e Ralf Schumacher em sétimo. A equipe viria pontuar com ao menos um carro em todas etapas posteriores naquele campeonato, mas vale ressaltar os dois pódios conquistados por Ralf Schumacher (ambos terminando na terceira colocação), no GP da Hungria e, no GP da China e a pole de Ralf no GP do Japão, corrida esta que Ralf só terminou em oitavo.

 Naquela temporada a Toyota terminou o campeonato na quarta colocação com 88 pontos, cinco pódios, duas poles, porém nenhuma vitória. Pódio do GP da Hungria de 2005 com Raikkonen e os irmãos Schumacher, Kimi em primeiro, Michael em segundo e Ralf em terceiro.


Ralf Schumacher chegando na linha de chegada para concretizar o terceiro lugar no GP da China de 2005.


2006: Ano de regresso na tabela

A dupla de pilotos Ralf\Trulli é mantida para 2006. A Toyota altera sua fornecedora de pneus para Bridgestone.
Na primeira corrida da Temporada, no Bahrein a equipe não consegue pontuar, mas já na Malásia Ralf consegue um pontinho terminando em oitavo, com Trulli em nono. Já na Austrália onde só 13 carros completaram a prova naquele ano, Ralf consegue o primeiro e único pódio da temporada, terminando em terceiro lugar. A equipe ficaria algumas corridas sem pontuar, conseguindo no máximo a nona colocação, até que no GP de Mônaco, Ralf consegue concluir na oitava colocação e consequentemente um ponto para a equipe japonesa. A equipe também passou o GP da Grã-Bretanha sem pontuar, mas no GP do Canadá, Trulli conseguiu pela primeira vez pontuar naquele campeonato, terminando na sexta colocação.


Nos EUA, Trulli conseguiu pontuar novamente, porém terminando em quarto, tendo um resultado ainda melhor. Já na França, outro quarto lugar, porém de Ralf Schumacher. Em Hockenheim, Trulli conseguiu um sétimo lugar, já Ralf terminou em nono. Na Hungria, Ralf conseguiu um sexto lugar, e na Turquia um sétimo, ambas corridas com Ralf pontuando e Trulli não.


Na Itália a situação se inverteu, Trulli terminou na zona de pontuação, mais precisamente em sétimo e Ralf em décimo quinto. Já na China, nem Ralf, nem Trulli pontuaram. Eles abandonaram a prova.
No GP do Japão ambos pontuaram: Ralf terminou em sétimo e Trulli em sexto.
Em Interlagos repetiram a dose do GP da China, apesar dos problemas terem sido diferentes do GP chinês, nenhum carro da equipe nipônica completou tal prova.
Na temporada de 2006 a Toyota terminou na sexta colocação com 35 pontos.
                                                     
 Resumo da Ópera:

A Temporada de 2005 foi um bom ano para eles, era somente a quarta temporada da equipe e conseguiram pódios, pole-positions, e terminar na quarta colocação. Já para a Temporada de 2006, houve um retrocesso, talvez pela regra de motores que mudou de 2005 para 2006, pelo avanço de outras equipes e o mal desenvolvimento aerodinâmico. Mesmo na temporada de 2006 que não foi tão boa quanto a de 2005, a equipe conseguiu um pódio e conseguiu pontuar em 11 etapas, o que não é resultado de nanica.












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