A Toyota na F1 (Parte 1)

A Toyota Racing foi uma equipe que participou do Mundial de Construtores da Fórmula 1 entre 2002 e 2009. A equipe nunca venceu um GP, mas já conseguiu terminar na quarta colocação no Mundial de Construtores na temporada de 2005, tendo ficado atrás da Renault, McLaren e Ferrari.

O ínicio na categoria:

No dia 21 de Janeiro do ano de 1999, houve o anúncio do ingresso da equipe nipônica na F1. Em 2001 foi anunciado que a Toyota entraria como 11ª equipe para o mundial de 2002. Com isso o ano de 2001 foi um ano que serviu de testes e de desenvolvimento para o carro da temporada de 2002.

A primeira dupla de pilotos da Toyota na categoria foi composta pelo finlandês Mika Salo e o britânico Allan McNish. Os melhores resultados da Toyota naquele ano foram dois sextos lugares, ambos conquistados por Mika Salo. A equipe terminou na décima colocação no Mundial de Construtores empatada em pontos com a Minardi, nona colocada e com a Arrows, que terminou na décima primeira colocação.

O segundo ano na categoria:


No segundo ano da Toyota na Fórmula 1, a equipe continuou a usar pneus fornecidos pela Michelin, porém iniciou a temporada com uma dupla de pilotos diferente da dupla da temporada de 2002.Os pilotos titulares da equipe em 2003 foram o brasileiro Cristiano da Matta e o francês Olivier Panis. Nesse ano, a Toyota teve um desempenho melhor que o de 2002, mas ainda não foi um desempenho espetacular, somaram somente 16 pontos, com dois 6° lugares de da Matta e um 5° lugar de Panis, a equipe terminou na nona colocação, na frente apenas da Jordan e da Minardi.

2004, Ano de regresso para os japoneses: 

Para o início da temporada a dupla de pilotos da Toyota foi mantida. Nas cinco primeiras etapas a Toyota não pontuou. A equipe só pontuou na etapa de Mônaco, mas conseguiu pontuar com os dois carros, com Cristiano da Matta terminando em sexto e Olivier Panis em oitavo. Na etapa posterior em Nürburgring, a equipe não pontuou de novo. Mas, uma coisa pior ainda estava por vir: A Toyota juntamente com a Williams tiveram seus carros desclassificados da prova canadense daquele mundial.
Já em Indianápolis, a Toyota conseguiu um quinto lugar com Olivier Panis, Cristiano da Matta não conseguiu terminar aquela corrida.

 
 Depois de corridas sem pontuar, Cristiano da Matta foi substituído pelo também brasileiro Ricardo Zonta, que estreou pela Toyota no GP da Hungria, porém não pontuando e nem conseguindo completar tal GP.
Já no GP da Bélgica, a Toyota conseguiu pontuar com Olivier Panis, terminando na oitava colocação, sendo a última vez que a Toyota pontuou aquele ano.
No GP do Japão, Jarno Trulli estreou pela Toyota no lugar de Zonta. Trulli não conseguiu pontuar naquele GP e terminou em décimo primeiro. Foi neste GP que Olivier Panis fez sua última corrida na sua carreira na F1.
Para o GP do Brasil, Ricardo Zonta voltou e fez dupla com Jarno Trulli, porém nenhum dos dois conseguiu pontuar naquela corrida. A Toyota encerrou aquele ano com 9 pontos e na oitava colocação no Mundial de Construtores.

Comentários

Postagens mais visitadas