E agora, Sebastian Vettel?

Reconhecido por muitos como um dos maiores nomes do automobilismo nesse século, Sebastian Vettel tem motivo de sobra para ser considerado como um grande piloto, desde que iniciou sua carreira já venceu em todas categorias que passou, e principalmente na F1, onde entre 2010 e 2013 foi 4 vezes campeão do mundo, somando ainda até hoje 52 vitórias e 56 polepositions.


O alemão começou muito cedo a se destacar onde passava, sendo piloto reserva em 2006 e já sendo destaque como rookie em 2007. Entre passagens pela BMW Sauber (2007) Toro Rosso (2007 e 2008), Red Bull (2009-2014) e desde 2015 na Ferrari, Sebastian já vivenciou diversas situações na pista e nas equipes que passou, desde a glória até crises e confusões, coisas normais na carreira de um grande piloto!

Vettel na conquista de seu primeiro título, em 2010

Atualmente, Vettel tem sido alvo de inúmeras críticas por conta de suas atuações na pista, uma delas no GP da Grã Bretanha desse ano, onde atingiu desastrosamente o carro de Max Verstappen durante disputa na pista. Fora isso já são inúmeras confusões envolvendo perda de controle do carro (rodadas e saídas de pista), falta de rendimento em momentos estratégicos e punições polêmicas que qualquer pessoa que tem acompanhado a F1 nos últimos dois anos se lembra.
Para alguns ''comentaristas'' de internet, Vettel estaria próximo de se aposentar e estar fora dos planos da Ferrari para 2020, o que não parece ainda ter um parecer oficial ou plausível. Mas o que realmente pode estar acontecendo dentro do ambiente interno de trabalho dele e da equipe?
Em entrevista para um site alemão, Ralf Schumacher acredita que Sebastian pode perder o status de prioridade da Ferrari para Charles Leclerc, se continuar tendo um desempenho assim. Perder o posto de 1° piloto da equipe foi algo que nunca aconteceu com ele e parece que o monegasco de 22 anos estaria ameaçando a hegemonia de Vettel na Ferrari. Alguns também têm comparado essa temporada de Sebastian com a de 2014, que com certeza foi a pior dele, onde terminou muito atrás de seu companheiro de equipe na época, Daniel Ricciardo. No momento apenas três pontos separam os dois pilotos da Ferrari no campeonato (123x120), e o fato de Vettel não ter marcado pontos no último domingo apenas reforçou a aproximação de Leclerc.


Outro fato que aumenta a pressão sobre Vettel é a expectativa criada para essa temporada com uma possível disputa pelo título que era esperada entre ele e os pilotos da Mercedes. Mas parece que tudo tem ido por água abaixo, pois a Ferrari está apenas no nível da Red Bull, a Mercedes está muito a frente e parece que o campeonato já está todo pendido para o lado de Lewis Hamilton e os erros de Sebastian em relação ao ano passado apenas aumentaram.
Para 2019? O que resta para a Ferrari e Vettel é tentar não errar mais como equipe em termos de estratégia e gestão e ele em suas atuações em pista. Já para o futuro, teremos respostas ainda esse ano sobre o que acontecerá no futuro do piloto da Ferrari.
Historicamente, Sebastian Vettel não precisa provar mais algo para ninguém, tetracampeão, 3° maior vencedor de corridas da história e 3° maior polesitter também, inúmeros recordes e vitórias em diversos lugares. O passado é grande para o alemão, as estatísticas também, mas como quem vive de passado é museu, Vettel tem que lidar com as condições de seu presente que vão resultar em consequências para seu futuro como piloto. E agora, Sebastian Vettel?

Comentários

Postagens mais visitadas