Os 10 maiores projetistas da história da Fórmula 1.
Na Fórmula 1, os pilotos são aqueles que protagonizam a ópera, porém são os projetistas que compõem essas belas canções. Pelas mãos desses ''magos'', a categoria evoluiu e se revolucionou através dos anos. Conheça mais sobre esses revolucionários projetistas no post de hoje. Vamos lá, está dada a largada para mais um post:
10°: Gerard Ducarouge
O anglo alemão Rudolf Uhkenhaut já era famoso projetista nos anos 1930 por prodizir carros campeões em Le Mans. Em 1953 projetou o W196 para ser usado em 1954, o bólido era ultra aerodinâmico para os padrões da época . Com ele, Juan Manuel Fangio fez o que quis na F1 em 54 e 55. O domínio só não foi mais longo porque a catástrofe vivida em Sarthe naquele último ano levou montadora a se afastar do automobilismo.
8°: Patrick Head
10°: Gerard Ducarouge
Ducarouge era engenheiro aeronáutico, mas não escondia a sua paixão pela F1. Em 1968 iniciou seus projetos com a Fórmula 1, criou o MS80, 1° chassi a ser projetado para o uso de aerofólios, que levou Jackie Stewart ao primeiro campeonato mundial no ano seguinte. Depois, entre as décadas de 70 e 90, fez projetos para: Ligier, Alfa Romeo, Lotus e Larrousse-Lola. Até hoje seus projetos são aplicados nos conceitos de produção.
9°: Rudolf Uhlenhaut
8°: Patrick Head
O projetista e diretor de equipe inglês teve muito êxito após se juntar com Frank Williams para fundar o que se tornaria uma das equipes mais fortes da história da F1. Em quatro temporadas eles conseguirem seu primeiro título, em 1980, com Jones no modelo FW07, que foi produzido por Head e pelo projetista Neil Oatley. Ele se tornou diretor técnico depois disso, mas continuou supervisionando todos os passos dos projetos dos carros. E foi assim que comandou os nove títulos de construtores e sete de pilotos da Williams.
7°:Mauro Forghieri
Um dos maiores prjetistas da história da Ferrari, foi responsável porquatro mundiais de pilotos. Além de desnvolver os carros, Mauro também trabalhava com os motores. Em 1964, no título de John Surtees, desenvolveu as 158 e 1512, o “Aero Chassi”, que usavam motores V8 e V12, respectivamente. Anos depois, criou o F312, que ganhou os campeonatos de 75 e 77 com Lauda e 79 com Scheckter. Saiu da Ferrari em 1987 e ainda trabalhou com o motor Lamborghini, seu último trabalho na Fórmula 1.
6°:Owen Maddock
Parceiro de John Cooper desde bem antes das pistas, projetou monopostos de F3, F2 e F1 para a escuderia Cooper. Baseado no conceito usado pela Auto Union dos anos 1930, Maddock criou um monoposto com motor central-traseiro equilibrado, o que parecia ser insuficiente para alcançar a glória da potência de F1, mas não pelas mãos dele. Com o T51 e do T53, Jack Brabham tornou-se bicampeão em 59 e 60. O maior legado de Maddock foi ter transformado para sempre a forma de se construir um carro na categoria.
5°: John Barnard
O projetista inglês já trabalhava com sucesso na Indy no fim dos anos 70. Em 1981, foi trabalhar na F1 pela McLaren, onde projetou seus carros mais famosos. A série MP4 da McLaren foi ele quem criou, sendo o MP4/1 o primeiro chassi de fibra de carbono da categoria, e a série MP4/2, que levou os títulos de 84 e 85. Foi para a Ferrari em 1987 e dois anos depois, introduziu o revolucionário câmbio borboleta. Passou pela Benetton com vitórias entre 90 e 92, e voltou para a Ferrari para uma passagem de pouco brilho entre 1993 e 1996.
4°: Rory Byrne
Byrne projetou em diversas equipes, desde a Toleman em meados dos anos 8o e nos títulos da Benetton em 1994 e 1995. Porém foi na Ferrari que ele ajudou a construir o maior domínio da história.
O projetista fazia grandes trabalhos em aerodinâmica, mecânica e confiabilidade. O domínio da Ferrari fez com que as regras da categoria fossem alteradas justamente para frear as vitórias do time. O conjunto Byrne-Brawn e Schumacher e Barrichello Conquistaram seis títulos de construtores entre 1999 e 2004, algo nunca repetido novamente.
3°: Adrian Newey
Newey fez trabalhos campeões em três equipes diferentes: Williams, McLaren e Red Bull. Seus projetos seguem sempre uma mesma tendência, com carros excessivamente compactos e finos, mas mesmo assim vários de seus trabalhos estabeleceram parâmetros de qualidade . A série Williams FW14 1992 e 1993, McLaren MP4-13 (1998) e os Red Bull RB7, RB8 e RB 9 (2013) são apenas alguns exemplos.
2°: Gordon Murray
Influente na Brabham desde os anos 70, como um designer chefe, Murray mostrou desde cedo uma postura inovadora. Entre seus destaques estão o BT46B, (aquele carro ventilador), o BT49C e o BT52, que renderam a Nélson Piquet seus primeiros títulos.
Em 1986, criou o BT55, com o sistema “carro-skate”, um carro de chassi perfil baixo e muito eficiente em termos aerodinâmicos. Quando se mudou para a McLaren em 1987, aplicou o mesmo conceito no MP4-4, carro que venceu 15 de 16 corridas com Ayrton Senna e Alain Prost em 1988.
1°: Colin Chapman
Chegamos ao Nº 1 que é óbvio. O Inglês Colin Chapman foi o projetista ideal, isso envolvia criar e reciclar conceitos de outras áreas, como a aeronáutica, e encontrar uma aplicação adequada no esporte a motor. O Chassi monocoque, suspensão ativa e otimização do efeito solo são alguns dos feitos de Chapman, que foram aplicados com sucesso na prática. Ao todo, foram oito títulos de construtores (sete com a Lotus e um com a Vanwall )–, seis mundiais de pilotos na F1 e uma vitória nas 500 Milhas de Indianápolis.
Alguns carros criados por eles:
A grande importância:
Independentemente da posição que cada um desses projetistas ficou, todos nós sabemos da grande importância da evolução e fixação da categoria, se você tiver algo para dizer sobre eles, comente, queremos saber!
Clique aqui para: Curtir-Nos no Facebook! Ler outros textos do blog |
Valeu!
Comentários
Postar um comentário