Uma nova era no automobilismo estaria a surgir?
O mundo do automobilismo está sempre a mudar: desde seu surgimento no fim do século XIX até hoje, muitas projetistas tentam adotar medidas e tecnologias, tudo pela vitória e para a melhora de seus projetos, seja pelo preço que for! Vamos lá, está dada a largada para mais um post:
A situação atual envolvendo a segurança é séria, todos já sabem da repentina morte de Justin Wilson, e de Jules Bianchi, um mês antes. A causa é simples, ser atingido por algo na cabeça, no caso de Bianchi foi mais uma fatalidade, já o de Wilson, esse sim merece muitas atenções e levar agora muito mais em consideração o fato de adotarem no futuro, que talvez seja próximo, o Cockpit fechado.
As revoluções que mudaram conceitos e marcaram história:
Antes de falar do futuro, vamos relembrar um pouco do que aconteceu no passado:
A única competição que surgiu na ''infância'' do automobilismo e que persiste até hoje é a Indy 500, disputada pela 1° vez em 1911 e que em 2016 chegará a sua 100° edição.
Outro fato importante foi o surgimento das 24 Horas de Le Mans, a famosa prova francesa aconteceu pela 1° vez em 1923 e existe até hoje, praticamente do mesmo formato.
Porém foi nos anos 1930 que a tecnologia e profissionalismo chegaram de vez as corridas. Equipes como Auto-Union e Mercedes-Benz marcaram muito essa revolução, nessa foto podemos ver a alta tecnologia(para a época) que já era aplicada nas corridas.
Nos anos 1940 o automobilismo assim como tudo foi freado pela 2° guerra mundial, as competições voltaram com tudo por volta de 1947.
Em 1950 tudo muda, o automobilismo dá a volta por cima e então é criada a categoria que revolucionaria as corridas, assim de 1950 até hoje, o máximo do automobilismo se concentra na Fórmula 1.
Em 1959, a Cooper adota um sistema que revolucionaria toda a história, o motor e a suspensão traseira, esse mesmo conceito é usado até hoje.
Em 1963 era criado um outro sistema revolucionário, o ''monocoque'', ou ''monobloco'', que ajuntava as partes do chassi em uma só, deixando o carro muito menor e mais leve.
Por volta de 1968 surge um conceito que veio para revolucionar toda essa história e que houve uma certa rejeição por parte e muitos fãs na época, estou falando das asas e aerofólios nos carros. Com a necessidade de ser mais estável e rápido os carros teriam que ''vencer'' o vento.
Nos anos 1970 muitos conceitos aerodinâmicos foram criados de uma maneira gigantesca, a passo de gigante, quase como numa indústria de guerra. Para se ter uma ideia, essas fotos( a de cima e a desse trecho), só têm 6 anos de diferença de uma pra outra.
Nos anos 1980 tecnologias de fabricação de chassis e peças mudaram muito, diversos conceitos de partes usando fibra se carbono e outros materiais mais leves foram criados, os motores também ficaram muito mais potentes e duráveis.
Nos anos 1990, assim como na computação, muitas coisas surgiram, no automobilismo foi o controle de tração, cambio de mão (borboleta), o uso de caixas pretas nos carros e a suspensão ativa.
Nos anos 2000 grandes passos na aerodinâmica foram dados, os carros ficaram muito mais rápidos de curva e velocidade final.
O que o presente nos diz.
Em 2014 com o intuito de baixar gastos, ser mais sustentável e auto-suficiente, motores V6 Turbo com sistema de recuperação de energia e potência híbrida foram adotados.
As críticas vieram rapidamente, seja pelo som dos motores, ou pelo design dos carros, que novamente causaram uma crise na categoria.
Em 2014 foi criada a Fórmula E, a 1° categoria 100% elétrica do automobilismo, muitos dizem que esse conceito é o futuro do automobilismo.
O que será do automobilismo daqui pra frente?
Bem, certamente não posso afirmar nada, mas posso usar bases de conceitos futuros, saiba que essas informações são de caráter de terceiros:
A legenda da foto diz ''ecos de um futuro próximo'', bem e a legenda tem razão, um conceito de carro como esse pode ser aplicado em 2017, daqui há 2 anos, bem próximo não?
![]() |
| F-Indy com cockpit fechado |
![]() |
| F-1 com Cockpit fechado |
A situação atual envolvendo a segurança é séria, todos já sabem da repentina morte de Justin Wilson, e de Jules Bianchi, um mês antes. A causa é simples, ser atingido por algo na cabeça, no caso de Bianchi foi mais uma fatalidade, já o de Wilson, esse sim merece muitas atenções e levar agora muito mais em consideração o fato de adotarem no futuro, que talvez seja próximo, o Cockpit fechado.
A tendência é que os motores fiquem mais pequenos e elétricos ainda, tudo em prol da sustentabilidade e economia de recursos.
Carros com rodas aro 18 podem ser o futuro da categoria, o fato é que esse conceito já foi testado e podem se tornar realidade em 2018 ou 2019.
Outra coisa que é cotada como futuro, são a fabricação de pneus mais resistentes, que tenham mais segurança e rentabilidade.
A aerodinâmica receberá algumas mudanças, principalmente a largura dos entre-eixos, a altura da asa traseira e a altura dos Pneus traseiros.
A realidade atual será um futuro legado!
Apesar das críticas de muitos, creio que a grande maioria já se acostumou com os conceitos atuais e deve se acostumar com os futuros conceitos, pois se os fãs de automobilismo sempre fossem reclamões como hoje, creio que com cada uma dessas mudanças que houve no passado, as críticas seriam infinitas. Já pensou se o motor traseiro e os aerofólios fossem rejeitados?, estariam correndo até hoje com aquelas ''baratas'' dos anos 50!
Deixo isso como um pensamento que pode ser levado em consideração para os próximos anos, espero que tenham gostado, até o próximo post:
| Clique aqui para: Curtir-Nos no Facebook! Ler outros textos do blog |
Valeu!























Comentários
Postar um comentário