James Hunt mereceu ser o campeão de 1976?
Esse post vai tratar de uma famosa história da Fórmula 1, a decisão de título de 1976, James Hunt contra Niki Lauda uma épica batalha. Como vocês já sabem o inglês foi quem faturou o título e por traz desse fato há uma grande história que causa ainda hoje muitas perguntas e discussões. Quero relatar que não vou usar fatos do filme ''Rush-no limite da emoção'', para analisar esses fatos, filme esse que considero ótimo e recomendo todos assistirem. Vamos lá, está dada a largada para mais um post:
Introdução dessa história:
Como a grande maioria de vocês já sabe bastante sobre a história eu não vou especificar muito, mas antes deixo esses trechos de tectos sobre o tema em questão: ''A temporada de 1976 é clássica, totalmente disputada por James Hunt e Niki Lauda, até virou filme e é claro esta disputa chegou ao fim o campeonato com muitas possibilidades. Lauda tinha 3 pontos a mais, 68 contra 65 de Hunt, no Grid Mario Andretti, que não disputava o título largou na Poleposition, em si a disputa da corrida se tornou perigosa e Lauda não estava tendo um rendimento suficiente para ser campeão com certeza, como a chuva só aumentava e Lauda estava achando muito inseguro, então resolveu abandonar a prova, Hunt terminou em 3° e ganhou o campeonato por um ponto.''
Quero esclarecer que não estou aqui para defender ou repugnar alguém ou algum fato, essa análise será feita em base dos fatos e estatísticas.
Hunt tinha carro para brigar pelo título?
Bem, o McLaren M23 era sim um bom carro, que já tinha sido usado 3 anos antes e dado o título para Emerson Fittipaldi dois anos antes, mas mesmo o M23 sendo bom, havia um grande concorrente, o Ferrari 312T, que era o atual campeão de construtores e pilotos. Ambos carros apresentavam um bom conjunto e um bom equilíbrio.
Naquele momento, quem era melhor, Lauda ou Hunt?
Até 1976 James Hunt só havia vencido uma corrida, já Lauda era o atual campeão mundial, situações bem diferentes e que no começo do campeonato pareciam favorecer o título ao austríaco, pra se ter uma ideia, até o acidente de Niki Lauda no GP da Alemanha, a vantagem do austríaco era enorme em relação a Hunt, foi só depois do acidente, na 11° etapa da temporada, que as coisas mudaram para Hunt, que venceu aquele GP da Alemanha e se aproveitou da falta de Niki Lauda para se aproximar na tabela, mesmo assim não podemos tirar méritos de Hunt, pois ele fez o que qualquer piloto faria, vencer para tentar ser campeão, por isso não podemos dizer que Lauda era melhor no momento nem antes nem depois do acidente.
Quando a temporada chegou a última corrida, Lauda tinha três pontos a mais, porém no grid Hunt largou em 2° e Lauda em 3°, assim o título era do austríaco, porém na volta 2, Lauda abandonou por motivos de segurança, a chuva era intensa e com isso bastava-lhe torcer para que Hunt chegasse de 4° para baixo, mas não foi assim, Hunt se arriscou no perigoso e molhado traçado e cruzou a linha de chegada em 3° conquistando 4 pontos e passando Lauda por 1 na tabela. Outro mérito de Hunt.
Mas afinal, mereceu ou não?
Posso dizer com a certeza de meus argumentos que sim, ele mereceu, mesmo que o acidente de Lauda tenha sido sofrível e seu esforço de recuperação sejam fantásticos, isso não pode tirar o mérito de Hunt, que fez uma temporada impecável, sem erros e dentro de seus limites, de um jeito ou de outro, esse acidente poderia ter sido com qualquer outro piloto, e a chance de ter entrado na briga por causa da ausência de outro piloto também poderia ter sido de outro ao invés de Hunt. Outro fato que é bom ressaltar é que principalmente nas classificações, a McLaren de Hunt era ótima, mas quebrava muito e essa falta de pontos por causa de quebras foi compensado pela ausência e queda de desempenho de Lauda após o acidente.
Lauda também tem méritos.
Em 1976 a coisa foi parelha entre os dois, mas é fácil perceber que de maneira geral, Niki Lauda foi bem melhor que James Hunt, pois com 25 vitórias e 3 títulos Lauda ficou bem mais marcado na história da Fórmula 1. Já Hunt conquistou só esse título, 10 vitórias na carreira e depois de 1976 sua carreira só desandou, por fim abandonou a F1 em 1979 e tornou-se comentarista de TV até sua morte em 1993.
Introdução dessa história:
Como a grande maioria de vocês já sabe bastante sobre a história eu não vou especificar muito, mas antes deixo esses trechos de tectos sobre o tema em questão: ''A temporada de 1976 é clássica, totalmente disputada por James Hunt e Niki Lauda, até virou filme e é claro esta disputa chegou ao fim o campeonato com muitas possibilidades. Lauda tinha 3 pontos a mais, 68 contra 65 de Hunt, no Grid Mario Andretti, que não disputava o título largou na Poleposition, em si a disputa da corrida se tornou perigosa e Lauda não estava tendo um rendimento suficiente para ser campeão com certeza, como a chuva só aumentava e Lauda estava achando muito inseguro, então resolveu abandonar a prova, Hunt terminou em 3° e ganhou o campeonato por um ponto.''
Trecho tirado do post: ''As 10 melhores decisões de título da história''
Quero esclarecer que não estou aqui para defender ou repugnar alguém ou algum fato, essa análise será feita em base dos fatos e estatísticas.
Hunt tinha carro para brigar pelo título?
Bem, o McLaren M23 era sim um bom carro, que já tinha sido usado 3 anos antes e dado o título para Emerson Fittipaldi dois anos antes, mas mesmo o M23 sendo bom, havia um grande concorrente, o Ferrari 312T, que era o atual campeão de construtores e pilotos. Ambos carros apresentavam um bom conjunto e um bom equilíbrio.
Naquele momento, quem era melhor, Lauda ou Hunt?
Até 1976 James Hunt só havia vencido uma corrida, já Lauda era o atual campeão mundial, situações bem diferentes e que no começo do campeonato pareciam favorecer o título ao austríaco, pra se ter uma ideia, até o acidente de Niki Lauda no GP da Alemanha, a vantagem do austríaco era enorme em relação a Hunt, foi só depois do acidente, na 11° etapa da temporada, que as coisas mudaram para Hunt, que venceu aquele GP da Alemanha e se aproveitou da falta de Niki Lauda para se aproximar na tabela, mesmo assim não podemos tirar méritos de Hunt, pois ele fez o que qualquer piloto faria, vencer para tentar ser campeão, por isso não podemos dizer que Lauda era melhor no momento nem antes nem depois do acidente.
Quando a temporada chegou a última corrida, Lauda tinha três pontos a mais, porém no grid Hunt largou em 2° e Lauda em 3°, assim o título era do austríaco, porém na volta 2, Lauda abandonou por motivos de segurança, a chuva era intensa e com isso bastava-lhe torcer para que Hunt chegasse de 4° para baixo, mas não foi assim, Hunt se arriscou no perigoso e molhado traçado e cruzou a linha de chegada em 3° conquistando 4 pontos e passando Lauda por 1 na tabela. Outro mérito de Hunt.
Mas afinal, mereceu ou não?
Posso dizer com a certeza de meus argumentos que sim, ele mereceu, mesmo que o acidente de Lauda tenha sido sofrível e seu esforço de recuperação sejam fantásticos, isso não pode tirar o mérito de Hunt, que fez uma temporada impecável, sem erros e dentro de seus limites, de um jeito ou de outro, esse acidente poderia ter sido com qualquer outro piloto, e a chance de ter entrado na briga por causa da ausência de outro piloto também poderia ter sido de outro ao invés de Hunt. Outro fato que é bom ressaltar é que principalmente nas classificações, a McLaren de Hunt era ótima, mas quebrava muito e essa falta de pontos por causa de quebras foi compensado pela ausência e queda de desempenho de Lauda após o acidente.
Lauda também tem méritos.
Em 1976 a coisa foi parelha entre os dois, mas é fácil perceber que de maneira geral, Niki Lauda foi bem melhor que James Hunt, pois com 25 vitórias e 3 títulos Lauda ficou bem mais marcado na história da Fórmula 1. Já Hunt conquistou só esse título, 10 vitórias na carreira e depois de 1976 sua carreira só desandou, por fim abandonou a F1 em 1979 e tornou-se comentarista de TV até sua morte em 1993.
Clique aqui para: Curtir-Nos no Facebook! Ler outros textos do blog |
Valeu!
Comentários
Postar um comentário