O erro da McLaren começou em 2012 e 2013.

Se a McLaren atualmente vive um período ruim, isso não é só pelo motivo da parceria com a Honda, iniciada em 2015 estar dando errado. Outros fatores como a saída e entrada de patrocinadores, a contratação frustrada de pilotos e investimentos errados também levaram o time de Woking à essa situação.




Um erro do ''acaso'' deu o pontapé inicial para isso:



Em 2013, a McLaren mudou um dos seus pilotos; trocou Lewis Hamilton por Sergio Perez. Já era de se esperar que Perez não iria suprir a falta de Lewis na equipe. Dinheiro é o que não faltou aquele ano, Perez trouxe bastante dinheiro do México.

Outro fator que levou a McLaren à um ano ruim em 2013 foi um erro no projeto que fez com que o carro fosse mal nascido.

Ser cliente de um motor campeão mudou o rumo de tudo em 2014:




Tendo a Mercedes como fornecedora de motores, a Mclaren tinha tudo para ir bem; Afinal, o motor alemão era o melhor. Mas ao contrário dos áureos tempos da McLaren West, a prioridade da Mercedes não era a McLaren, e sim sua própria equipe. Além disso, o motor fornecido pela Mercedes não era tão bom quanto a versão do PU106A Hybrid usado pela mesma. A McLaren era tratada como uma cliente qualquer, assim como a Williams e Force India. Para voltar a vencer e não depender mais da Mercedes, resolveram arriscar numa parceria que tinha um nome muito influente e que soava bem aos ouvidos do pessoal de Woking, era uma tal de parceria McLaren-Honda, que ''só'' ganhou quatro campeonatos.
 Tudo parecia perfeito, mas não foi o que aconteceu, os tempos mudaram e a Honda fez de longe o pior motor da temporada 2015. O arriscado chute passou longe, muito longe da meta e por isso tiveram que amargar essa temporada de GP2 Engine!  


Alguém teria culpa de tudo isso?

Veja o que Ron Dennis disse em uma entrevista para a revista Motorsport : ''A McLaren não teve particularmente uma boa temporada, Às vezes, a sua bussola rubrica e você não consegue mais tirá-la do ponto de desligado. Isso acontece quando você está indo para o caminho errado. Foi assim que aconteceu anteriormente. E ainda estamos cometendo os mesmos erros. Quando você faz um carro, você constrói nele uma fraqueza fundamental. Por isso em 2013, foi exatamente duro desenvolvê-lo. O mesmo problema, a McLaren teve em 2015. Quando terminamos a temporada de 2012, nós tínhamos o carro mais rápido da pista naquela época. Provamos isso durante o GP de Abu Dhabi daquele ano. Em 2013, não houve mudança no regulamento, então não foi a decisão certa ir para o campeonato com o carro novo”
 Bem, pelo menos uma coisa há certezas, não existe um único culpado e sim culpados, pois a equipe toda trabalhou nesse projeto.
Mas a McLaren, competente como é, pode fazer desse mesmo erro, um grande aprendizado, e com isso ressurgir brevemente, ruma às vitórias! 










Comentários

Postagens mais visitadas