sábado, 26 de dezembro de 2015

Jonathan Palmer, campeão mundial de F1 em 1987.

Se você está lendo o título do texto e achando isso uma loucura, saiba que Palmer e sua Tyrrell foram campeões aquele ano sim! Mas como aconteceu isso? Naquele ano existiam dois campeonatos em um só. Se você ainda não conhece essa história, vai conhece-la agora, no post de hoje: 


Troféus Jim Clark e Colin Chapman para carros movidos a motores aspirados:

Naquela temporada, nove das quinze equipes usavam motores V8 aspirados, enquanto as outras usavam V6 turbo. As equipes que usavam os aspirados geralmente tinham um desempenho bem a baixo dos turbos, por isso foi criado dentro do próprio campeonato, uma competição à parte para esses pilotos e equipes.
Claro, eles disputavam as corridas e o campeonato com todos os outros normalmente, a diferença era que existia uma tabela de pontuação separada para essas equipes.
Para ficar mais fácil, vamos imaginar que; 3 equipes atuais usem V8 ao invés de V6 turbo, essas equipes e pilotos além de participar do campeonato como os outros e estarem incluídas em todas as estatísticas, têm um campeonato só delas que acontece simultaneamente com o mundial de F1 normal.

O campeonato: 

Nessa disputa estava as equipes: Tyrrell, Lola, AGS, March e Coloni. O desempenho da Tyrrell em relação às outras equipes era grande, tão grande quanto o da Mercedes atualmente, por isso a vitória de Palmer no troféu Jim Clark (para pilotos) e a vitória da Tyrrell no troféu Colin Chapman (construtores) foi fácil.
Os pilotos dessa competição à parte eram: Jonathan Palmer, Philippe Streiff, Philippe Alliot, Ivan Capelli, Pascal Fabre, Roberto Moreno, Yannick Dalmas e Nicola Larini.
Quatro desses pilotos ''venceram'' corridas na temporada: Jonathan Palmer, Philippe Streiff, Philippe Alliot e Ivan Capelli.
As únicas equipes que não ''venceram'' corridas na temporada (AGS e Coloni).
Sobre o desenrolar do campeonato, Palmer venceu a temporada com 3 corridas de antecedência, o único que tinha chances de alcançar ele era seu companheiro Philippe Streiff.
A Tyrrell venceu o campeonato de construtores (troféu Colin Chapman) com facilidade também.


Resultados e estatísticas:

Troféu Jim Clark

  
Troféu Colin Chapman