A evolução dos carros de Fórmula 1 (parte 5 de 6): Os anos 1990.

Os anos 1990 são lembrados na Fórmula 1 como uma das mais famosas épocas onde aconteceram clássicas corridas, momentos eternos e tragédias, fora da F1, aparelhos como: computadores, celulares, televisões e Videogames tiveram um grande salto tecnológico e é claro a tecnologia das pistas sempre tentaram acompanhar a mais refinada tecnologia, tudo em busca de desempenho e vitórias, como mostro agora, está dada a largada para mais um post:


                                                             
                                                               



          A cada ano, com mudanças de regras ou conceitos, o tamanho de asas, bicos ductos de ar, larguras do monoposto e pneus mudaram, com isso houve variações de um carro para outro dentro de uma mesma temporada, por isso mostro 2 ou 3 carros de cada temporada, vou mostrar as fotos, logo após as imagens há uma explicação de cada mudança, vamos lá:


                                                                             1990:




                                  
                                                                               1991:






1992:



1993:



1994:




                                                                             1995:

                                                                                   


                                                                          
                                                                              1996:

                                                                                      



1997:
                                                                                    



1998:



1999:





Enfim:

Repare os modelos com 9 anos de diferença e veja os dois lados dessa evolução:



O aparecimento de componentes eletônicos nos carros apareceu de vez já no início dos anos 90, o cambio borboleta (sequencial) já era usado oficialmente por alguns carros em 1991 e 1992, por isso foi adotado de maneira geral em 1993. Vale destacar também o formato de bicos e asas dianteiras, é fácil notar a diferença, em 1990 as asas eram bem mais retas e sem alhetas de ar e o bico passava alguns centímetros abaixo da asa, já em 1999, o bico e a asa eram ligados por um pêndulo, além disso havia entradas de ar bem maiores e em lugares diferentes no carro de 99. As asas traseiras ficaram mais largas, porém mais baixas, já os pneus bem menores e em 1998 ganharam linhas horizontais, no intuito de melhorar a segurança. Os bicos foram uma das mais significativas mudanças, cada vez foram ficando mais altos e com espaços, em 1991 a Tyrrel e a Benetton criaram o conceito de '' bico tubarão'', que criava o pêndulo entre o bico e a asa, até 1995 o bico baixo e sem passagens de ar por esse lugar ainda era usado, porém foi ultrapassado tecnologicamente e a aerodinâmica prevaleceu por isso, conceito que persiste até hoje, pois há um espaço, mesmo que hoje seja pequeno entre o bico e a asa.



                                                                   Momento zebra:

                                                                                 

Damon Hill comemorando a vitória e dobradinha da Jordan no louco e memorável GP da Bélgica de 1998!






Avisos:

Se você lembra mais alguma coisa relacionada aos carros dos anos 1990, comente, mas agora de brinde uma foto do ''escritório'' de Schumacher em 1994:


Sexta-Feira mais um post, dessa vez sobre os 3 melhores GP da Inglaterra e curiosidades, até lá!

Valeu!



                                                                         











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