Os 10 melhores pilotos da História da Fórmula 1(Minha opinião)

Sei que causei muita controvérsia já quando escrevi sobre os 10 carros mais bonitos da F1 e as 10 melhores desições de títulos,mas agora isso vai dar muito mais polemicas,pois vou citar os 10 melhores pilotos da história da Fórmula 1,que é uma das coisas mais contraditórias da história quando você ler isto,e não concordar,não se ofenda,comente o dê tua opinião sobre,então esta dado a largada,vamos começar!

                                                         
 
Meus critérios são as estatísticas e o desempenho notável em pista,não vou contar com pilotos em atividade ainda,pois alguns acho que entrariam,mas ainda tem algo a mostrar:



                                                                10° lugar:Nelson Piquet


                                                                                    
Muitos vão pensar que ele nem deveria estar no top 10,outros acham que ele merecia mais,para não dar essas confusões coloco o Brasileiro  em 10°,vou te explicar,Nelson era bom com os carros dentro e fora das pistas mais que os outros,criou muitas tecnologias nos carros além de ser um piloto de muito ritmo de prova e frieza,mas as vezes perdia o controle emocional,sendo isso uma falha.
    Nelson estreou em 1978,não fez uma temporada completa,entre 1979 e 1985 ficou na Brabham e foi campeão em 1981,1983,nesse tempo ganhando 11 corridas,em 1986 e 1987 foi piloto da Williams,em 1986 venceu logo na estreia,mas após uma batalha com Nigel Mansell foi vice campeão,porém em 1987 com a sorte ao seu lado e azar do Mansell foi campeão,em 1988 foi piloto da Lotus,mas não deu muito certo,entre 1989 e 1991 foi piloto da Benetton,venceu 3 vezes e encerrou a carreira após isso. 

Títulos:3

Vitórias: 23
Polepositions: 24
Voltas mais rápidas: 23
Pódios: 60
GPs disputados: 208

9°:Jack Brabham
O 10° dessa lista é muito fã dele,o australiano Jack Brabham,que estreou no GP da Inglaterra de 1955,mas só veio fazer uma temporada completa em 1958,já mostrando um forte desempenho,então em 1959 venceu logo na estreia em Mônaco e depois o GP da Inglaterra,fez pódios em mais 3 corridas e foi o campeão,no ano seguinte seu Cooper rendeu-lhe mais um título,desta vez de maneira absoluta com 4 vitórias na temporada,depois criaria sua própria equipe uma tal de  Brabham Racing ,após  2 títulos,seus próximos 4 anos foram de seca,sem vitórias e brigas por título,mas sempre evoluindo seu carro,até que em 1966 deu tudo certo,foi campeão com seu próprio carro,após isso venceu mais 3 corridas e aposentou-se em 1970.



Títulos: 3

Vitórias: 14
Polepositions:  13
Voltas mais rápidas: 12
Pódios:  31
GPs disputados: 128


8°:Jack Stewart

                                                                                 
O escocês Jack Stewart correu na F1 entre 1965 e 1973,impressionou desde o início vencendo uma corrida  logo na 1° temporada com uma Owen,fez pódios em mais quatro pódios e com isso o então estreante de 26 anos conquistasse o 3° lugar no campeonato logo de cara,porém seus próximos 2 anos não foram tão bons,em 1966,apesar de ter vencido na estreia da temporada,seu desempenho caiu e ele ficou só com o 7° lugar no mundial,em 1967 fez dois pódios,mas abandonou muito e ficou em 9° no campeonato,em 1968 transferiu-se para a equipe Matra e foi vice-campeão,vencendo 3 corridas na temporada,mas não tendo um carro tão bom como Graham Hill,campeão daquela temporada,em 1969 a glória chegaria após uma impecável temporada de 6 vitórias e um título com uma margem grande,em 1970,mudou de novo,foi para a Tyrrel fez 2 pódios e venceu uma vez,mas quebrou muito e ficou em 5° no campeonato,em em 1971,a sorte voltaria e ele,tornou-se bi-campeão com 5 vitórias na temporada,em 1972 brigou pelo título com Emerson Fittipaldi,mas foi o vice campeão,em 1973 a sorte voltou a ele venceu o campeonato com 5 vitórias e entrou numa lista rara,a dos tri-campeões,porém após isso resolver sair da Fórmula 1 dizendo que a segurança não estava boa e que já tinha conquistado o que queria.


Títulos: 3

Vitórias: 27
Polepositions: 17
Voltas mais rápidas: 15
Pódios: 43
GPs disputados: 100

7° lugar:Alberto Ascari


O italiano Alberto Ascari foi campeão de 1952 e 1953,estreou na Fórmula 1 onde já marcou um pódio no GP de Mônaco de 1950,naquela temporada fez mais um pódio,na Itália com um 2° lugar,terminou em 5° no campeonato,em 1951 venceu 2 vezes com sua Ferrari,mas foi vice-campeão,em 1952 a Ferrari veio com tudo e Ascari levou o campeonato vencendo 6 das 7 corridas do campeonato,sendo campeão com antecedência,em 1953 venceu fácil o campeonato novamente com 5 vitórias na temporada,só não venceu as 2 vezes que quebrou,porém em 1954 o casamento com a Ferrari acabou,fez provas pela Maserati e não completou e nem completaria mais nenhuma na carreira,pois em 1955 onde correu pela escuderia Lancia quebrou nas 2 primeiras provas do ano,então depois disso uma tragédia aconteceu,enquanto testava em Monza um carro esportivo da Ferrari,bateu na curva 5 e meio que  misteriosamente morreu na hora,hoje a curva é uma variante e recebeu um nome em homenagem a ele a ''Variante Ascari".

  Títulos:2


Vitórias: 13
Polepositions: 14
Voltas mais rápidas: 12
Pódios: 17
GPs disputados: 33




6° Lugar:Niki Lauda:


O Austríaco Niki Lauda tem uma das mais intrigantes histórias da história da Fórmula 1,que até já virou filme,ele estreou na Fórmula 1 em 1971,no GP da Áustria,ingressou em uma temporada completa mo ano seguinte,mas se quer pontuou,no ano seguinte fez  2 pontos e um 17° lugar no campeonato,em 1974 venceu 2 vezes e foi o 4° no campeonato,em 1975 mostrou todo seu talento num carro sólido e foi campeão com 5 vitórias,em 1976 tudo parecia ocorrer bem,um campeonato nas mãos de Lauda,até que no GP da Alemanha,sofreu um acidente que repercute no mundo da F1 até hoje,seu carro ficou em chamas e queimou ele também,isso deformou seu rosto,e deixa sequelas até hoje no rosto,após 2 corridas ausente,voltou ficou em 4° na Itália,ainda fez um pódio nos Estados Unidos,mas com todo esse tempo perdido,mesmo com esforço,não conteve o avenço de James Hunt no campeonato e foi vice-campeão,após  isso em 1977 voltou com força,e foi campeão,com 3 vitórias na temporada,em 1978 e 1979 ficou na Brabham,onde venceu uma corrida,e fez mais 3 pódios,porém em 1979,vendo que o carro estava horrível,saiu no meio da temporada,só voltando em 1982,pela McLaren,onde ficou até o fim da carreira vencendo uma vez em 1982 e sendo o 5° no campeonato,em 1983 não tão bem por causa do carro,mas em 1984,teve uma batalha particular com seu companheiro de equipe Alain Prost,vencendo o campeonato com apenas 0,5 ponto de diferença,em 1985 venceu na Holanda e ficou em 10° no campeonato devido as quebras,após isso se aposentou.

   Títulos: 3


Vitórias: 25
Polepositions: 24
Voltas mais rápidas: 24
Pódios: 52
GPs disputados: 177

5° lugar:Alain Prost


O Frances Alain Prost teve uma das mais famosas e polemicas carreiras da Fórmula 1,ele estreou em 1980,fazendo uma temporada sólida para um estreante,marcando pontos em 4 corridas e ficando em 16° no campeonato com o fraco McLaren daquela temporada,entre 1981 e 1983 ficou na sua compatriota equipe Renault,onde venceu sua 1° corrida em casa,GP da França 1981 e mais 2 naquele ano,ficando em 5° no campeonato,em 1982 parecia ser um dos favoritos,pois venceu as 2 primeiras,mas quebrou muito e foi o 4° na temporada,em 1983 foi vice-campeão com 4 vitórias na temporada,e perdendo na última corrida o título para Nelson Piquet,em 1984 voltou para Mclaren,foi vice-campeão por um detalhe,quando venceu em Mônaco,a corrida foi encerrada na metade e ele ganhou 4.5 pontos,por isso faltou-lhe meio ponto ao fim do campeonato,mas em 1985 e 1986 foi campeão,com supremacia em 1985 após 5 vitórias e com uma pitada de sorte em 1986 com 4 vitórias,em 1987,venceu na estreia,mas o desempenho caiu e ele foi o 4° na temporada,em 1988 com um super carro,mas com um duro companheiro de equipe,Prost não foi capaz de segurar Ayrton Senna e amargou um vice campeonato,em 1989 os nervos iriam à flor da pele,novamente a batalha se travou e no fim disso Prost e Senna se bateram,de como Prost tinha mais pontos até então,foi o campeão,em 1990 e 1991 foi para Ferrari,em 1990 o carro era bom,foi vice-campeão,após novamente no Japão bater em Senna,em 1991 a Ferrari veio com uma ''carroça'' e Prost amargou um ano ruim,tanto que abandonou a Fórmula 1 após isso,mas em 1993 voltou com a Williams e com um super carro ficou fácil vencer o campeonato com 8 vitórias na temporada,após isso saiu das corridas,mesmo tendo testado carros e ter abrido sua equipe em 1997.


Títulos: 4

Vitórias: 51
Polepositions: 24
Voltas mais rápidas: 33
Pódios: 106
GPs disputados: 202

4°:Jim Clark



O Britânico Jim Clark estreou na  temporada de 1960,e das 5 corridas restantes daquela temporada,pontou em 3,dois 5° lugares em SPA e em Reims e já na sua terceira corrida foi ao pódio,com um terceiro lugar no grande prêmio de Portugal,Na temporada seguinte,pelo seu ótimo desempenho,foi contratado por uma temporada inteira,os resultados se mantiveram,fazendo,dois pódios ,um terceiro lugar na frança e holanda,ainda naquela temporada,em Monza, se envolveu num acidente com Wolfgang von Trips,onde resultaria na morte do piloto alemão e de alguns expectadores,Clark,levou mágoas e pesadelos daquele acidente terrível,na temporada seguinte, a Lotus que se ascendia mais,e seu talento também levaram ele ao vice campeonato,perdendo para Graham Hill,já na temporada seguinte seria implacável,completou todas as provas,todas nos pontos,venceu 7 corridas e fez pódios em 9 das 10 corridas da temporada,em 1964,seu rendimento caíra,mas ele conseguiu vencer 3 vezes e ser o 3° no campeonato,em 1965 seria implacável novamente,vencera 6 corridas,todas de forma seguida e conquistou seu segundo e último campeonato,Jack Brabham dominaria a temporada e não daria chances para o bicampeão,que vencera uma vez naquele ano,em 1967,com a chegada de Hill na equipe a concorrência,ficou grande,e Jim só conseguiu um terceiro lugar no campeonato,vencendo 3 provas,em 1968,o caro prometia ser muito mais rápido e dominar a temporada,foi o que Clark mostrou na primeira prova do ano,vencendo de maneira absoluta com dobradinha de Clark e Hill,muito a frente dos outros,mas o que parecia ser uma temporada fácil para Clark,se transformou me uma tragédia,antes do fim de semana do Gp da Alemanha,Clark resolveu participar do uma prova de Fórmula 2,mas chovia muito,e a pista da floresta era muito perigosa,e isso fez com que o carro de Clark,perdesse o controle,batesse em árvores e fizesse com que ele morrese na hora,naquela temporada Hill ganharia com folga,pois o carro muito superior,mesmo destino do filho dele que 26 anos depois também viria o seu companheiro compeão morrer.Jim ainda ganhou as 500 milhas de Indianapolis,e quebrando recordes em sua época,não será esquecido muito fácil na memória dos esportes a motor.

Títulos: 2

Vitórias: 25
Polepositions: 23
Voltas mais rápidas: 28
Pódios: 32
GPs disputados: 73

3°: Juan Manuel Fangio


O argentino Juan Manuel Fangio fez história no mundo do automobilismo em seu tempo e até joje como um dos melhores,porém talvez seus fatos sejam um pouco desconhecidos, ele estreou no GP da Inglaterra de 1950,juntamente com a F1 em sí,já era piloto famoso na época e com experiencia das corridas pré-guerra,por isso a concorrência era forte e em 1950,venceu 3 vezes e foi o 2° no campeonato,em 1952 venceu 3 vezes novamente,mas dessa vez,mas dessa vez foi o campeão,em 1952 não participou,voltou em 1953,foi vice campeão com uma vitória,em 1954 transferiu-de para Mercedes,e com um ótimo carro,foi campeão novamente,assim como no ano seguinte,essa passagem pela Mercedes deu-lhe também 9 vitórias,em 1956 foi para Maserati,onde novamente foi campeão e em 1957 sua consagração foi fixada com mais um título,após tudo isso,em 1958 resolveu se retirar por que sentia que estava cansado e as corridas tinham pouca segurança.

 Títulos: 5

Vitórias: 24
Polepositions: 29
Voltas mais rápidas: 23
Pódios: 35
GPs disputados: 52

2° Lugar:Ayton Senna

Apesar de ser aquele piloto que mais admiro num contexto geral,não vou dar a ele o 1° lugar pois tenho que contar o desempenho na pista e resultados,fiquei muito na dúvida dessa posição,mas optei por isso,compare e veja a carreira dele:

O brasileiro Ayrton Senna estreou na Fórmula 1 em 1984 e já impressionou após 3 pódios na temporada,entre 1985 e 1987 ficou na Lotus,onde venceu sua 1° corrida da carreira,e teve seus lampejos em disputas de título,nesse tempo venceu 6 corridas,entre 1988 e 1993 ficou na McLaren,onde foi campeão logo em 1998,e logo após em 1989 teve um controvérsio 2° lugar no campeonato onde ele e Prost colidiram em Suzuka,em 1990 novamente o título foi decidido em batida,desta vez Senna se deu bem,em 1992 e 1993 a McLaren ficou a sobra das Williams,mas Senna sempre brigava pro vitórias com seu talento além do carro,em 1992 sofreu com o carro e foi 4° no campeonato,mas em 1993,já um pouco recuperado,venceu 5 vezes na temporada,fez uma de suas melhores performances ao vencer corriadas de maneira espetacular,nesse tempo Senna já era considerado o melhor de sua época,porám em 1994 vendo uma McLaren cada vez mais fraca e uma busca por títulos,foi para Willimas onde parecia ter uma grande temporada,fez 3 poles,mas não compltou as corridas que disputou,pois após uma quebra no Brasil,na outra corrida uma batida na largada,e sua trágica morte no GP de San Marino 1994,seu sonho terminou muito cedo,porem seu legado ficou eterno,fora e dentro das pistas.

Títulos: 3

Vitórias: 41
Polepositions: 65
Voltas mais rápidas: 19
Pódios: 80
GPs disputados: 162


1° lugar:Michael Schumacher

Bem,agora sim que vai começar as discórdias,pois coloco o alemão Michael Schumacher em 1°,bem vejamos a carreira dele:
O alemão estreou no GP da Bélgica de 1991 na Jordan, naquele mesmo ano foi para Benneton,onde fez bons pontos,em 1992 fixou sua vaga e ganhou o GP da Bélgica,fazendo mais 7 pódios e ficando com a 3° posição ao fim do campeonato,em 1993 venceu novamente,em Portugal e foi o 4° no campeonato,em 1994 foi campeão após uma temporada marcada for tragédias e controvérsias,inclusive pelo seu título,onde numa colisão com Damon Hill,foi campeão pois Hill também abandonou,em 1995 ganhou desta vez de maneira mais clara,com 9 vitórias na temporada,em 1996 transferiu-se para Ferrari e até 1999 brigou por título,sendo Vice em 1998 e nesse tempo vencendo 15 corridas,mas após isso entre 2000 e 2004 venceu todos os campeonatos nesse tempo além de 50 vitórias nesse tempo,uma média de 10 por temporada,em 2005 sofreu com uma Ferrari Ruim e ficou em 3° no campeonato,em 2006 já sem muito a fazer venceu mesmo assim 7 corridas e foi o Vice-campeão,depois saiu das corridas,voltou entre 2010 e 2012,pela Mercedes,mas só conquistou um pódio,mas mesmo assim tendo números e momentos que fazem dele o melhor em minha opinião.

Títulos: 7

Vitórias: 91
Polepositions: 68
Voltas mais rápidas: 77
Pódios: 155
GPs disputados: 308




Comentários

Postagens mais visitadas