E o tricampeonato do Alonso?

O espanhol Fernando Alonso foi campeão mundial de Fórmula 1 nos anos de 2005 e 2006, acumulou 32 vitórias, 97 pódios, 22 polepositions e 23 voltas mais rápidas, são números de causar inveja em muitos pilotos. Apesar dessa aparência de sucesso e realização causada pelos números apresentados, sabe-se que mesmo 12 temporadas após seu último título, o espanhol ainda espera conquistar seu terceiro campeonato. E quantas vezes esse tri bateu na trave!  O espanhol ficou em 3° na temporada de 2007 (e apenas 2 pontos atrás do campeão Kimi Raikkonen) e foi vice-campeão nas temporadas de 2010, 2012 e 2013, tendo sempre Sebastian Vettel como mártir imbatível para atingir suas conquistas.
Apesar desses azares, nessa época sempre Alonso foi bem visto como um piloto respeitado e temido pelo grid, sempre brigando pela ponta e em equipes com um alto desempenho. Porém, alguns dados que serão mostrados aqui vão mostrar como faz tempo que a passagem de Alonso na F1 tem se tornado infelizmente cada vez mais baixa com o passar dos anos.



A última vitória de Alonso: 


A última vitória de Fernando Alonso até hoje foi em seu país natal, no GP da Espanha de 2013, já se passaram quase 5 anos. Neste tempo o espanhol ainda era piloto da Ferrari e vinha disputando a liderança do campeonato com Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen. Nesta corrida vencida pelo espanhol, Raikkonen foi o 2° e Felipe Massa o 3°.




A última poleposition de Alonso: 

A última vez que o piloto espanhol largou da 1° posição em um corrida foi no GP da Alemanha de 2012, corrida que também foi vencida por ele. Na época Alonso brigava pelo título da temporada e era líder com 154 pontos. 

Fernando Alonso (1°), Jenson Button (2°) e Sebastian Vettel (3°) naquela corrida.


O último pódio de Alonso: 

Foi na temporada 2014, lá se vão quase 4 anos. Alonso chegou ao pódio no GP da Hungria, após largar em 5° com sua Ferrari. Este GP foi muito conturbado pelo clima, acidentes, entrada de safety car e diversas trocas de posições, e Alonso fez uma grande corrida se mantendo fora desses problemas e assegurando um 2° lugar ao final numa prova vencida por Daniel Ricciardo e com Lewis Hamilton em 3°



O que teve de bom no período McLaren-Honda?

Como já muitos sabem, a parceria entre a McLaren e a Honda entre 2015 e 2017 foi um grande fracasso perto das expectativas para o mesmo. Muitos problemas de confiabilidade e rendimento trouxeram resultados péssimos e recordes negativos para a equipe. Fernando Alonso fez parte de todo esse processo, chegou na equipe no início de 2015 junto com a chegada da Honda. As expectativas eram grandes, mas o fracasso foi evidente logo. O ponto mais alto de Alonso na temporada foi aquele famoso rádio em que o espanhol dizia muito irritado com a situação de seu motor: ''GP2 engine, GP2 engine''.

Deixando um pouco de lado esses problemas e fracassos que fizeram Fernando vítima de estar disputando posições no fim do grid, podemos citar alguns pontos altos desse período:

-5° lugar no GP da Hungria de 2015
-5° lugar no GP de Mônaco de 2016
-Volta mais rápida do GP da Itália de 2016
-P1 no Q1 no GP da Grã Bretanha de 2017 (foto abaixo)
-6° lugar no GP da Hungria de 2017
-Volta mais rápida no GP da Hungria de 2017

Tudo isso ainda pode ser considerado muito pouco se levarmos em consideração outras fases da carreira de Fernando Alonso. 





McLaren-Renault, esperança?

Após o fim da problemática parceria entre McLaren e Honda, a equipe anunciou uma parceria de fornecimento de motores para 2018 com a Renault, o que significa visíveis mudanças para o time na temporada que está por vir. 
Se o maior problema da McLaren era visivelmente o motor, talvez esteja na parceria com a Renault a solução para lhes trazer competitividade. Para muitos, a decisão de trazer a Renault para a equipe foi influenciada por Alonso.
Sendo bem realista, se Alonso e a McLaren conseguirem ter confiabilidade e ritmo de prova para sempre brigarem por pontos e quem sabe até um pódio, já será uma grande evolução em relação às temporadas passadas. A equipe assim como Fernando, têm muita história para estarem onde estão atualmente. Para 2019, talvez possamos ver esse projeto mais concretizado, e quem sabe uma disputa mais pela ponta.



Ainda há motivos para acreditar:

Em muitos momentos de sua carreira, Alonso foi o piloto certo para o título, mas não esteve na equipe certa e na hora certa. Mesmo com 36 anos, o espanhol ainda se mantém em alto nível e pode sim disputar um título se estiver com um carro em condições. É esperado que Alonso permaneça por ainda 3 ou 4 temporadas na F1. 
Ainda dá tempo de correr atrás e dar a volta por cima após tantos anos tentando. É difícil de crer que 2018 será um ano vitorioso para o espanhol, mas pode ser um ano de evolução e de renascimento de um espírito vitorioso que na verdade nunca morreu, só esteve literalmente escondido no fim do grid. 

Fernando Alonso no momento mais alto de sua carreira. 

Comentários

Postagens mais visitadas