A evolução da Eau Rouge

A Eau Rouge é uma das mais incríveis, icônicas e desafiadoras curvas que os pilotos têm que enfrentar. Essa curva surgiu junto com as estradas rurais da região de Stavelot e Francorchamps no início do século passado. Com o início das competições, o cenário da região e da curva foram mudando através dos tempos. Conheça mais sobre a curva da água vermelha no post de hoje:



1909:

Ainda era só uma estrada de terra na zona rural, mas logo esse terreno se tornaria palco de corridas!





1925:

Infelizmente não achei fotos da Eau Rouge nessa época, mas essa parte é importante ser ressaltada, pois foi a 1° vez em que um Grande Prêmio aconteceu por lá. Também é bom lembrar que essa curva na época era bem mais longa e fechada.




Anos 1930:

Antes do início da Segunda Guerra Mundial, grandes corridas já aconteciam em Spa e nessa época a curva já era no formato que é conhecida atualmente. Só que é notável o quão mais aberta e comprida ela era no fim dos anos 1930.




Anos 1950:

Em 1949, o circuito foi reformado e com isso ganhou traços bem mais modernos. A Eau Rouge também mudou, ficou mais larga e inclinada do que antes.



Anos 1960: 

Cada vez mais larga e inclinada, a Eau Rouge ia mudando para se tornar mais segura. Nos anos 1960 medidas de segurança começaram a ser adotadas em todos os circuitos e a Eau Rouge também passou por essas mudanças.


Anos 1970:

Nos anos 1970 o longo circuito de 14 Km que Spa-Francorchamps tinha já não era mais viável para GP's, por isso a prova só voltou para lá em 1983. Dessa vez com o circuito reduzido para 7 KM e com certeza com a Eau Rouge modificada também! 



Anos 1980:

Após a reforma, a pista e principalmente a Eau Rouge ganharam novos traços. Dessa vez a curva ficou menos ondulada e inclinada, mas também ficou mais fechado por dentro e mais aberta pelo lado de fora do traçado. Guard rails foram implantados dos dois lados da pista. 




Início dos anos 1990:

Pouco mudou, somente uma área de escape maior foi acrescentada.



1994 (exceção):


Como a sombra da morte ainda pairava sobre o mundo da F1, foi tomada uma decisão de que a Eau Rouge tornaria-se uma chicane. Bem, se isso evitou um acidente fatal ou não, nunca saberemos....
Mas que essa foi a única vez que isso aconteceu e que isso também não deu certo é uma certeza absoluta!

Fim dos anos 1990 e início dos anos 2000:

Assim como os carros, os circuitos também se tornaram bem mais seguros nessa época, a Eau Rouge foi novamente modificada. Dessa vez com uma área de escape bem grande e uma parte de grama no lado direito da pista. 



Últimos 10 anos e atualmente:

Praticamente nada mudou do fim dos anos 1990 até hoje. Somente novas zebras e uma área de espace asfáltica na esquerda foram acrescentadas. 







Clique aqui para:
 
Curtir-Nos no Facebook!

Ler outros textos do blog

Valeu!































Comentários

Postagens mais visitadas