O dia em que a Minardi liderou uma corrida.

A Minardi ficou conhecida por ficar por 20 anos no Grid e sempre ser uma equipe do meio e do fim do grid, nunca conquistou nenhum pódio muito menos uma vitória. Mas houve um dia em que eles andaram bem a frente do esperado e até lideraram uma corrida! Conheça esse curioso fato do Post de hoje:



Quando e quem fez isso?

Foi no GP de Portugal de 1989, o piloto que levou a Minardi ao topo da prova foi Pierluigi Martini.


A história por trás desse feito:

1989 foi mesmo uma das melhores temporadas da Minardi, eles pontuaram quatro vezes e tiveram ótimas posições de largada. Inclusive nessa corrida; pois Martini largou em 5° e o outro piloto da equipe Luis Perez-Sala, em 9°.
Nessa corrida houve diversos pilotos liderando a prova e Pierluigi foi um deles, isso aconteceu na volta 37 daquela corrida.
Todos que estavam a frente da Minardi (Berger, Senna, Mansell e Prost) já tinham parado nos boxes enquanto isso o carro N° 23 de Pierluigi seguia sem parar. Porém a ponta só foi da Minardi por uma volta, pois logo depois Martini foi para os Boxes e com isso devolveu a liderança para Berger.
Mesmo assim, esse foi um dia para ser comemorado pela equipe, porque além de ter liderado a corrida por uma volta, a Minardi conseguiu um ótimo 5° lugar e dois pontos no campeonato.
Outro fato curioso é que em todos os 11 anos que Pierluigi Martini ficou na F1, esse foi o único momento que ele liderou uma prova. O italiano tem como maior feito na carreira fora da F1 uma vitória nas 24 Horas de Le Mans de 1999.
Com certeza esse minuto e meio liderando os 4.350 km da pista de Estoril foi um dos mais inesquecíveis e emocionantes da história da Minardi.







Comentários

Postagens mais visitadas