Nazi Grand Prix, Hitler e o automobilismo.
Glória através das corridas:
Na década de 1930, para ingleses e franceses o automobilismo era apenas uma aventura para aqueles que dominavam os carros e tinham isso como Hobby, porém para Hitler e a Alemanha isso era a melhor maneira de fazer propaganda de seu governo. As flechas de prata como eram chamadas, se tornaram gloriadores das pistas, motivo de glória e orgulho para uma nação que escondia sua horrível realidade com feitos materiais de seu governo.
Essa foi a junção de fantásticos pilotos e engenheiros que formaram uma fantástica equipe que marcou para sempre a história do automobilismo.
Engenharias que tornaram-se segredo:
Sabendo que tinham em mãos grandes engenheiros, os nazistas guardavam sigilosamente seus projetos para que britânicos e italianos não copiassem, pois a tecnologia das Mercedes e Auto Unions era muito maior do que dos carros estrangeiros.
Hitler era fascinado por tecnologia e queria que ela evoluísse freneticamente para atingir padrões cada vez mais altos.
Os templo sagrado das corridas Hitleristas:
Os carros alemães pareciam OVNIs perto dos carros normais. |
O Circuito de Avus (Automobil Verkehrs und Übungs-Strasse) também foi fundado na época nazista como forma de propaganda da força do poder de Hitler. Avus era o circuito mais rápido do mundo pois tinha 19 KM sendo cada reta com 9 KM, e duas curvas inclinadas. Apesar de tudo isso era muito perigoso, desenvolvido carros de muita potência e tecnologia, tornou-se o símbolo da dominação das Flechas de prata nos anos 1930,vários recordes de velocidade foram quebrados lá, todos com carros nazistas.
Os carros das flechas de prata:
Mercedes-Benz W154 |
Mercedes-Benz W165 |
Mercedes-Benz W125 |
Auto Union Type 1 |
Auto Union Type B |
Auto Union Type C |
Auto Union Type D |
Tecnologia pioneira:
Os Type da Auto Union foram os primeiros carros de corrida do mundo a usar motor e tração traseira. Claro que isso deu certo, com o passar dos anos, principalmente nos anos 50 e 60 todos copiaram as ideias que já não eram mais segredos. O Type D influenciou na projeção aerodinâmica dos carros até metade dos anos 60, projetistas britânicos e americanos foram os que mais usaram desses recursos para influenciar em seus projetos.
Os pilotos:
Muitos nomes ficaram marcados por terem pilotados para as Silver Arrows da Mercedes e da Auto Union, aqui vai a lista dessas lendas pré-guerra:
Christian Kautz |
Hermann Lang |
Louis Chiron |
Luigi_Fagioli |
Manfred von Brauchitsch |
Richard Seaman |
Rudolf Caracciola |
Bernd Rosenmeyer |
Tazio Nuvolari |
O legado:
A Mercedes F1 Team é a flecha de prata do século XXI! |
A carnificina que foi a guerra deixou uma imagem negativa dos carros alemães, porém com o passar das décadas esse passado foi ''esquecido'' e apenas os feitos e boas lembranças ficaram para memórias como as desse post. A tecnologia, o estilo de pilotagem, os recordes quebrados e uma marca na história do esporte a motor são o maior legado desses carros e pilotos, fatos bem maiores que o ódio e egoísmo Hitlerista que, por sua vez deu origem a tudo isso!
A maioria dos pilotos eram contra o Nazismo, mas tinham que ficar calados e saudar o Führer a cada vitória.
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Valeu!
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