sexta-feira, 14 de agosto de 2015

V12,V10,V8 e V6, comparação de som e velocidade.

É fácil notar que há um índice alto de rejeição com os atuais propulsores da Fórmula 1, muitos alegam que o som, a potencia e a velocidade não agradam, eu também sei que é muito mais legal ouvir o som de um V10 apontando na reta do que os V6 turbo Hibrid atual. Porém penso que não há motivos reais para não gostar dos motores e rejeita-los. Pensando nisso, resolvi fazer um post comparando tipos de propulsores que já passaram pela categoria, vamos lá, está dada a largada para mais um post:





                                                                             
                                                      Videos Onboard de ambos os motores:




                                              Johnny Dumfries com o motor Renault EF15B 1.5 V6

    

                                                                                           

                                                 Jean Alesi em 1995, com o motor F044/1 3.0 V12





    Juan Pablo Montoya com o motor BMW P84 V10 3.0

                                                                     

                                                Kimi Raikkonen com o motor Ferrari 056 V8 2.4


                                                                             



                                            Nico Rosberg com o motor Mercedes PUB106 Hybrid V6 1.6






                                                                       

                                                       Comparação de tempo de voltas:

                                                                         
  Os motores V10 eram bem mais rápidos e eficientes, por exemplo, veja o exemplo de tempo de voltas de classificação em Interlagos com 4 diferentes tipos de motor. ( claro que devemos contar que com as modificações aerodinâmicas, os tempos podem ter sido influenciado por isso também):


V12: 1995, Gehard Berger: 1:20.906
 V10: 1998, Mika Hakkinen: 1:17.092
V10: 2002, Juan Pablo Montoya: 1:13.114
V10: 2004, Rubens Barrichello: 1:10.646 ( na corrida Juan Pablo Montoya: 1:11.473, volta recorde do circuito em corridas).
V8: 2006, Felipe Massa:  1:10.680
V8: 2008, Felipe Massa: 1:12.368
*V8: 2011, Sebastian Vettel: 1:11.918 (na corrida Mark Webber: 1:15.324 )
*V6 turbo: 2014, Nico Rosberg: 1:10.023 ( na corrida Lewis Hamilton: 1:13.555)

*1: Carro com o DRS disponível em todo percurso na classificação.
*2: Carro com o DRS e ERS disponível em todo percurso na classificação e pneus especiais para o Q3.



                                                 Voltamos com mais posts esse fim de semana!



                                                                             
  Clique aqui para: 
Curtir-Nos no Facebook!

Ler outros textos do blog


Valeu!