A evolução dos carros de Fórmula 1 (parte 4 de 6): Os anos 1980.
Os anos 1980 são os mais lembrados da Fórmula 1, por ser uma época clássica de disputas épicas, grandes pilotos como: Niki Lauda, Nelson Piquet, Alain Prost, Ayrton Senna e uma dezena de figurantes e personagens de uma das mais importantes épocas, que com certeza não será esquecido, mas vamos ao que interessa, os carros, que como sempre evoluíram com as outras coisas, na busca por um melhor desempenho nas pistas, pois como já disse Nelson Piquet : '' o que importa é o carro ser o 1° e por isso sempre trabalhamos apenas com essa meta, porque para um piloto campeão, só a vitória importa''.
Anteriormente postei as partes anteriores dessa série, que você pode ver nesses links: Anos 50, Anos 60, Anos 70.
Bem, não vamos enrolar com isso, a largada está dada para mais um post:
A cada ano houve mudanças significativas, por exemplo, no tamanho dos Pneus, asas, larguras e regras que influenciaram nos carros, não de maneira padrão, havia carros com designs diferentas dos outros, como hoje, principalmente os bicos.
PS: Reparem que em 1980 o conceito de carro asa já estava sendo abandonado por algumas equipes, mas em 1981 a Brabham ainda usava.
PS2: As asas traseiras ganharam visuais bem mais largos a partir de 1984 e mais altos a partir de 1987
1980:
Williams 1980
1981:
Brabham 1981
1982:
McLaren 1982
1983:
Brabham 1983
Repare os modelos com 9 anos de diferença e veja como a tecnologia mudou, inclusive a partir de 1984 os carros já eram a maior parte só de fibra de carbono, não tanto como hoje, o McLaren MP4/1 foi precursor dessa técnica, além disso o Cockpit ficou bem mais para trás com o passar dos anos e os bicos cada vez mais longos e retos, a Ferrari 1989 usou pela 1° vez o cambio borboleta, tendencias cada vez maiores nos anos 90, mas isso já é história para o próximo post da série.
Anteriormente postei as partes anteriores dessa série, que você pode ver nesses links: Anos 50, Anos 60, Anos 70.
Bem, não vamos enrolar com isso, a largada está dada para mais um post:
A cada ano houve mudanças significativas, por exemplo, no tamanho dos Pneus, asas, larguras e regras que influenciaram nos carros, não de maneira padrão, havia carros com designs diferentas dos outros, como hoje, principalmente os bicos.
PS: Reparem que em 1980 o conceito de carro asa já estava sendo abandonado por algumas equipes, mas em 1981 a Brabham ainda usava.
PS2: As asas traseiras ganharam visuais bem mais largos a partir de 1984 e mais altos a partir de 1987
1980:
Williams 1980
1981:
Brabham 1981
1982:
McLaren 1982
1983:
Brabham 1983
1984:
Ferrari 1984
1985:
Williams 1985
1986:
Benneton 1986
1987:
Williams 1987
1988:
McLaren 1988
1989:
Ferrari 1989
Enfim:
Só para lembrar:
até o fiscal correu de medo do Piquet |
Pacíficos só fora das pistas |
é por isso que os anos 80 são os mais clássicos! |
Em breve os anos 90 !
em breve novos posts!
Comentários
Postar um comentário