Avus,o mais colossal e perigoso autódromo da história


Carros na chicane do circuito em 1959
O Circuito de Avus(Automobil Verkehrs und Übungs-Strasse) era um autódromo localizado na cidade de Berlim,Alemanha,fundado na época nazista como forma de propaganda da força do poder de Hitler,Avus  era o circuito mais rápido do mundo pois tinha 19 KM sendo cada reta com 9 KM, e duas curvas inclinadas,apesar de tudo isso era muito perigoso,símbolo também da dominação das Mercedes nos anos 1930,vários recordes de velocidade foram quebrados lá,em 1959 recebeu o primeiro e único GP de Fórmula 1,apesar de já ter sido palco de várias provas não oficiais,Nos anos 1960,com o aumento das velocidades dos carros e rigidez maior na segurança o circuito começou a ficar perigoso e reprimido por pilotos e organizadores,a partir dos anos 70 foram criados chicanes e ele foi reduzido para 8.5 KM,e as inclinações das curvas reduzidas,em,até 1994 foram disputadas provas lá,porém em 1996,foi demolido,mas hoje" continua" lá como uma "Autobahn",da Cidade de Berlim,suas curvas inclinadas não existem mais,suas retas hoje são ruas,e sua torre hoje é um motel.

                                                                     
Hitler investia na Mercedes para mostrar que a superioridade alemã também estava no automobilismo.

A primeira configuração tinha 19,5 Km
Em 1951 foi reduzida a 8,5
em 1989 para 4,8
em 1992 para 2,6

Durante muitos anos,Avus era a pista mais rápida do mundo,pois com uma reta tão grande,mesmo nos anos 30,os carros atingiam quase 300 km/h,além de ter uma curva de inclinação 43°,ou seja a maior do mundo,pois para ter uma ideia a inclinação de Indianópolis é 11° e de Daytona é de 31°,era muito inclinado e perigoso!
Construção da ''Suden Kurve''


visualmente vemos que os carros alemães tinham mais tecnologia

GP da Alemanha 1959:
Esta foi a única prova oficial do GP da Alemanha no mundial de Fórmula 1,já sendo disputado na pista de 8,5 KM e uma chicane, o Vencedor foi o inglês Tony Brooks com 2:21:15 horas de prova,seguido no pódio por Ruy  Salvadori e Mauricie Tritignant.A volta mais rápida foi de 2:05:900,marcada por Tony brooks.

Largada



Tempos Atuais:

Hoje as curvas de 43° de inclinação nos existem mais,o traçado é a "Auto-Bahn E51",via da cidade de Berlim,sua famosa torre de controle hoje é um Motel com temas de automobilismo,mas ainda há resquícios da ''Nord kurve",curva final do circuito,próximo à linha de chegada.

Motel Avus
Auto bahn E51



Bem,um dia ainda quero ir pessoalmente lá!





Comentários

Postagens mais visitadas