As 10 melhores decisões de títulos da História

Muitas vezes decidido de maneira contraditória ou muito desmerecido,as decisões de título sempre marcaram na história e são inesquecíveis,aqui cito um TOP 10,talvez não seja o mais justo,mas esta é a minha opinião:
           

 





10° lugar:GP do Japão 1976

A temporada de 1976 é clássica,totalmente disputada por James Hunt e Niki Lauda,até virou filme,e é claro esta disputa chegou ao fim o campeonato com muitas possibilidadesLauda tinha 3 pontos a Mais 68 contra 65 de Hunt,No Grid Mario Andretti,que não disputava o título largou na Poleposition,em sí a disputa da corrida se tornou perigosa e Lauda não estava tendo um rendimento suficiente para ser campeão com certeza,como a chuva só aumentava,e Lauda estava achando muito inseguro,então resolveu abandonar a Prova,Hunt terminou em 3° e ganhou o campeonato por um ponto.

9°:GP de Jérez 1997

outro momento clássico é o fim da temporada de 1997,com Jacques Villeneuve e Michael Scumacher disputando o título,para começar já na classificação os dois e Frentzen  anotaram o mesmo tempo na classificação:1:21:072,um feito que jamais aconteceu,na corrida bastava o alemão fazer 1 ponto a mais que Vileneuve que já seria o campeão,mas os dois estavam disputando a vitória e Schumacher precisava chegar à frente,então tentando de tudo para passar em uma manobra desesperada,jogou o seu carro na Williams de Vileneuve,mas se deu mal,foi empurrado para areia e deixou seu título correr a baixo e ver o canadense ser campeão.

    
(comentário da TV alemã)



8° lugar:GP da Australia 1994


Na última prova da temporada de 1994,marcada negativamente pela morte de Ayrton Senna e Roland Ratzenberger os escândalos da Benneton,esta história chegava a seu último capítulo,na Austrália,Schumacher liderava o campeonato,92 pontos contra 91 de Hill,que vinha a sua frente na corrida,então Schumacher tentou passar Damon e subiu em cima de seu carro,Schumacher foi arremessado no muro e abandonou,se Hill continuasse ele seria o campeão,mas no toque sua suspensão quebrou e ele abandonou,dando o título mesmo que de maneira anti desportiva a Schumacher. 





                                                

7° lugar:GP da Alemanha de 1957
Poucos de quer conhecem esta disputa dos tempos antigos,mas ao fim da temporada 1957 da Fórmula 1,Juan Manuel Fangio chegava defendendo seus 4 títulos anteriores,3 de forma seguida,e o então piloto da Maserati,disputava o Título com Stirling Moss,ao início da prova,Fangio adotou uma estratégia de pneus e combustível de fariam com que ele não precisasse de fazer Pit Stops,com o tanque cheio não conseguia acompanhar o ritmo de Mike Hawthorn,então se arriscou completamente e fez um Pit stop a 9 voltas do final,desta vez com pouco combustível ele fez algo histórico,quebrou o Recorde da pista de Nurburgring por 9 vezes seguidas e além disso tirar 5 segundos por volta de Hawthorn e cruzar a linha de chegada 3 segundos ainda na frente de Mike Hawthorn e sagrar-se penta campeão.

6°lugar:GP De Abu Bahbi 2010

A temporada 2010 se encerrou como começou,no oriente médio,com 3 pilotos na disputa: Fernando Alonso,Mark Webber,e até então "discretamente" Sebastian vettel,Alonso chegava líder com 246 pontos,Webber com 238 e Vettel com 231,para o espanhol bastava poucos pontos para ser campeão,mas não contava com um empecilho,o russo Vitaly Petrov,que segurou Alonso,que também ficou para trás por causa de um erro de estratégia,se passasse o russo Alonso faria mais 2 pontos e seria campeão,Webber também ficou para trás e com isso Vettel segurou a ponta até o fim e com 2 pontos de vantagem venceu e sagrou-se campeão.


5° lugar:GP Brasil 2012

A Temporada de 2012 foi equilibrada de ponta a ponta,com 8 vencedores diferentes,mas ao fim dela nem parecia ser mais tão disputada,Alonso tinha chances de ser campeão,mas Vettel era o favorito,porém,Vettel rodou na primeira volta e caiu para último,então começou a ter uma recuperação espetacular e virava números espetaculares em uma pista de climas variáveis e que ele conseguia administrar,se Alonso ganhasse bastava-lhe chegar em 6°,mas Alonso chegou em 2° e por isso deixou de fazer pontos suficientes e deu mais um título ao piloto alemão.




4°:GP do Japão 1990

Talvez a maior rivalidade da história ,Senna X Prost teve seu apto no GP do Japão de 1990,quando os dois então campeões das últimas 2 temporadas,todas altamente disputadas,disputavam mais uma vez,desta vez com o francês na Ferrari,Senna largou na ponta,mas logo Prost pulou na frente do brasileiro,e numa manobra muito contráditoria os dois acabaram batendo,nenhum dos dois continuou na prova,com isso Senna que tinha mais pontos foi o campeão.Além disso quando deixaram os seus carros nem olharam um para outro,e saíram de costas.

os carros depois do acidente
                                                  
            
                                                             3° lugar:GP da Austrália 1986


          Quando a temporada 1986 chegava ao seu fim as atenções estavam voltadas a briga ao título por Manssel e Piquet,mas Prost tinha chance ainda,e venceria com muita chance,depois de uma temporada onde sempre aparecia as Williams como favoritas,a Mclaren de Prost chegava discretamente a disputa sempre,mas a sorte estava com o frances que após Nigel Mansell abandonar e Nelson Piquet não fez os 7 pontos que precisava para passar Nigel,então Prost venceu e sagrou-se Bi-campeão em 1986.
                                                                
                                                                             




                                                                   2° lugar:GP do Japão 1989
                                                                         
                                                                             
                                                    Os nervos estavam a flor da pele de Ayrton Senna e Alain prost ao fim da temporada 1989,a McLaren dominava toda a temporada,e Prost que já estava na equipe a 6 anos não se conformava que Senna tinha os mesmos privilégios e além disso era o "preferido" da Honda que fornecia os motores,então Prost veio para o GP do Japão com a faca nos dentes e quando os dois se encontraram,para não deixar Senna passar,defendeu-se demais e travou roda com roda com Senna,mas Ayrton conseguiu ser empurrado pelos fiscais de prova,Prost parou o carro,Senna continuou na prova,mas foi desclassificado,e então Alain Prost foi o Campeão de 1989. 

                                                                     (em inglês)
   
                    
                                                        1° lugar:GP Brasil 2008
                                                                             
   
A temporada 2008 foi uma das mais inesquecíveis,com uma disputa de jovens pilotos,com muita polémicas,controvérsias,disputas dentro e fora das pistas,e com isso a última corrida da temporada,o GP Brasil,tinha o ingles Lewis Hamilton com 94 pontos e o Brasileiro Felipe Massa com 87,parecia fácil para Hamilton,mas Massa veio confiante e anotou o melhor tempo de Sábado,e na corrida manteve a liderança de ponta a ponta,já Hamilton não teve um ritmo tão bom,perdeu diversas posições e com o clima imprevisível Massa parecia estar com sorte,até a penúltima volta Lewis estava em 7° e isso fazia o título ser de Massa,então Massa cruzou a linha de chegada em primeiro e cumpriu seu papel de vencer a corrida,já Hamilton encontrou Timo Glock que com um clima de tantas mudanças estava lento porque estava com pneu seco em pista molhada,então foi inevitável e frustrante para Ferrari e Massa,o inglês ultrapassou Glock na penúltima curva pulou para 6°e fez mais 2 pontos,então sagrou-se campeão com apenas 1 ponto de vantagem.



Últimas voltas do GP Brasil:
                                                               

Comentários

Postagens mais visitadas