As 500 Milhas de Indianápolis Pré Guerra(1911-1942)

As 500 Milhas de Indianópolis, é uma das provas mais tradicionais dos esportes a motor internacional,e do mundo, juntamente com as 24 horas de Le Mans na WEC, e o Grande Prêmio de Mônaco de F1. Realizada no Indianópolis Motor Speedway, nos arredores da cidade de Indianópolis, estado de Indiana, nos EUA, foi disputada pela primeira vez em 1911,mesmo sendo algo praticamente diferente de hoje. Ela atualmente faz parte do calendário da IRL. Nesta prova, os carros andam 500 milhas ou 804.5 km na parte oval do circuito. É realizada sempre no final do mês de maio, na véspera do Memorial Day. Seu grid é composto tradicionalmente por 33 carros. 

As primeiras 500 milhas foram realizadas no dia 30 de maio de 1911, e foi vencida pelo americano Ray Harroun pilotando um Marmon 32 Wasp, que possuía um espelho retrovisor(coisa que era muito incomum na época pelo incrível que pareça) , o que possibilitava Harroun a olhar os pilotos que vinham atrás dele sem desviar a atenção da corrida. Harroun foi declarado o vencedor, embora Ralph Mulford protestasse contra o resultado oficial. 80.000 espectadores estiveram presentes na sua primeira edição. Muitos consideraram a atitude de Harroun, em correr sem um mecânico a bordo, muito perigosa (na época, os carros corriam com duas pessoas a bordo,um para dirigir e o outro cambiada o carro).
         Entre 1913 e 1919 a competição se popularizou em níveis estratosféricos e as montadoras se interessaram em investir, e a partir  de 1920 grandes investidores chegariam a competição,A corrida de 1920 foi vencida por Gaston Chevrolet a bordo de um Frontenac , preparado por seus irmãos, alimentado por um motor de oito cilindros, o primeiro motor desse tipo a ganhar as 500 Milhas. Para a edição de 1923 as regras mudaram: a presença de um co-piloto, que fazia a função de mecânico a bordo não eram mais necessária. Em 1925, Pete De Paeolo foi o primeiro a ganhar a corrida em uma média de 160 km / h, com uma velocidade de 162,75 km.h(números absurdamente rápidos para época). No início dos anos 1920, Harry Miller construiu seu próprio motor de 3,0 litros, inspirado no motor de um Peugeot . Miller então criara  seus próprios automóveis, que compartilharam a designação 'Miller', que, por sua vez, eram movidos por versões sobrecarregadas de seu 2,0 litros e 1,5 de motor único, dando-lhe 4 vitórias na corrida até 1929. Os motores Miller dominaram outras sete edições até 1938. Em 1935, ex-funcionários de Miller, Fred Offenhauser e Leo Goosen, conseguem sua primeira vitória em Indianópolis, iniciando um recorde de 27 vitórias para o motor “Offy” e de vencer por 18 anos consecutivos as 500 Milhas, de 1947 a 1964.(sequencia de recordes esse que nunca foi quebrado)
                                                O Domínio Europeu  e Interrupção  
 
       
Depois de duas décadas ausente, os fabricantes europeus retornaram a Indianópolis, pouco antes da Segunda Guerra Mundial com a competitiva Maserati 8CM pilotado por Wilbur Shaw, que se tornou o primeiro piloto a vencer consecutivamente as 500 Milhas em 1939 e 1940,em 1941 a vitória foi compartilhada entre Floyd Davis e Mauri Rose,em 1942 seria a corrida de numero 30 das 500 milhas mas devido ao envolvimento dos Estados Unidos na Guerra,o evento foi cancelado e só voltou em 1946.                                                                         



                     Indy 1940 e  1941



                  Indy 1911,1912,1913




Comentários

Postagens mais visitadas